O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, revelou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se filiará ao partido por volta de junho. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo (19).
Valdemar afirmou que a notícia foi confirmada pelo próprio Tarcísio durante um jantar em Brasília há cerca de um mês. A mudança de partido, do Republicanos para o PL, ocorrerá a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o dirigente.
Em março, ao ser questionado sobre a possível mudança, Tarcísio negou qualquer alteração iminente. “Hoje nós temos um time, que inclui Republicanos, PL, PSD, PP, MDB, e Podemos. Esse time está unido, então vamos trabalhar juntos para garantir uma eleição municipal bem-sucedida em outubro. Estamos operando dentro do esperado, sem nenhuma mudança de curto prazo à vista”, afirmou o governador durante um evento em São Paulo.
Contudo, aliados de Tarcísio sempre afirmaram que ele não poderia recusar um pedido de Bolsonaro. A candidatura de Tarcísio ao governo de São Paulo foi incentivada pelo ex-presidente, que participou ativamente da campanha.
Bolsonaro queria que Tarcísio disputasse as eleições de 2022 pelo PL. Ele temia que os eleitores se confundissem quanto aos números dos partidos e deixassem de votar em Tarcísio, já que ele não estava concorrendo pelo número 22, que era o de Bolsonaro na candidatura presidencial.
No primeiro turno das eleições de 2022, mais de 500 mil eleitores votaram no número 22 para governador, quando o número de Tarcísio era 10, o que levou à anulação desses votos.
Um acordo para que o Republicanos apoiasse a reeleição de Bolsonaro fez com que Tarcísio se filiasse ao partido atual. Segundo aliados, o ex-presidente prefere que Tarcísio esteja no mesmo partido que ele para fortalecer a identificação dos eleitores e aproveitar a maior capilaridade da legenda. (Foto: divulgação governo de SP; Fonte: Estado de SP)
Inaugurou
Enquanto define seu futuro político, Tarcísio segue tocando o governo paulista. Hoje (19), ele entregou o viaduto que liga a Rodovia Castello Branco, ligação entre a capital e o interior do estado, à cidade de Osasco, na região metropolitana.