A Globo admitiu ter cometido erros na alocação de investimentos nos últimos anos, quando priorizou o Globoplay, sua plataforma de streaming, em detrimento de seus canais pagos (GNT, GloboNews, Multishow) e da própria TV Globo.
A confissão foi feita na manhã de segunda-feira (12) por Paulo Marinho, presidente da Globo, durante o PayTV Fórum, evento direcionado ao setor de TV por assinatura e streaming. A reportagem é do portal ‘Notícias da TV’.
“Achamos que exageramos um pouco no nível de investimentos, talvez investindo demais em volume e no custo de conteúdo, em comparação ao retorno que obtivemos em termos de crescimento de base naquele momento”, afirmou Marinho. Ele se referia ao período de 2020, quando a Globo passou a oferecer, através do Globoplay, o conteúdo de seus canais lineares pagos, o que resultou em perda de receitas provenientes das antigas operadoras de TV por assinatura.
Marinho destacou que agora há “um reequilíbrio de forças, de investimentos”, tanto na Globo quanto na indústria como um todo.
“No início da pandemia, houve uma bolha rápida no setor de streaming, com investimentos muito fortes, todos lançando suas ofertas proprietárias, e começou-se a perder dinheiro. [Agora] Houve um reequilíbrio, mais cuidado na alocação dos investimentos, tanto da Globo como na indústria em geral”, comentou, mencionando que grandes empresas associadas a estúdios americanos têm seguido a mesma tendência.
Apesar dos desafios, Marinho ressaltou que a Globo continua com “investimentos muito sólidos”, superiores a R$ 5 bilhões por ano, em conteúdo e tecnologia, agora “distribuindo bem os investimentos nas diferentes plataformas”.
Ele afirmou que, apesar dos erros, não se arrepende dos passos ousados dados rumo à digitalização, que incluíram uma oferta ampliada de conteúdo no streaming e a implementação da transformação interna chamada Uma Só Globo.
“Talvez como indústria tenhamos demorado um pouco a fazer alguns movimentos. Tínhamos um modelo de negócios muito vencedor. Mas agora todos estão acelerando, buscando novos modelos, novas parcerias [com empresas como Claro, Sky e Amazon]. Acho que agora acertamos a mão e estamos todos numa trajetória positiva de crescimento”, concluiu. E mais: Inflação na Argentina desacelera para 4% em julho, a menor taxa desde 2022. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: Notícias da TV)