O ministro do STF, Gilmar Mendes, elogiou o papel do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em defesa da democracia durante o 27º Congresso Internacional de Direito Constitucional, ocorrido na quinta-feira (31).
Em meio ao clima tenso entre o Congresso e o Supremo, provocado pela suspensão de emendas parlamentares, Mendes ressaltou que a liderança de Pacheco “tem sido fundamental para fortalecer” tanto a democracia quanto o sistema eleitoral brasileiro.
O evento, realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), concedeu a Pacheco o título de doutor honoris causa, com Gilmar Mendes como um dos fundadores da instituição.
Já em publicação na rede social X, Gilmar Mendes enalteceu o papel de Pacheco, afirmando que “diante de desafios, Pacheco sempre se colocou em defesa da democracia por meio do diálogo e da ponderação”. Ele também completou: “Sua postura inspira e honra nossas instituições”, reforçando a importância do presidente do Senado no contexto atual.
Parabenizo o presidente do Congresso @rodrigopacheco pelo título de doutor honoris causa concedido pelo @SejaIDP. Em frente a desafios, Pacheco sempre se colocou em defesa da democracia por meio do diálogo e da ponderação. Sua postura inspira e honra nossas instituições. pic.twitter.com/jr6KMGvEty
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) November 1, 2024
No discurso, Gilmar Mendes abordou ainda as tensões com o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, que recentemente descumpriu decisões judiciais do STF, determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que resultaram na suspensão da rede social no Brasil por mais de um mês.
“Após ataques e ameaças de descumprimento das decisões judiciais brasileiras por parte de Elon Musk, mais uma vez o presidente do Senado defendeu a soberania brasileira e seus Poderes, enfatizando que a discussão sobre uma legislação contra as fake news é imprescindível para estabelecer diretrizes que não cerceiem a liberdade de expressão, mas que promovam um uso responsável das plataformas digitais”, declarou Mendes. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Poder360)