Um dos cinco galões de material radioativo, furtados juntamente com uma picape no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo, foi encontrado aberto na tarde desta sexta-feira (5) pela polícia.
O galão estava em um desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. A tampa do galão foi localizada nas proximidades, no mesmo terreno. Veja imagens do galão encontrado e do desmanche AQUI, AQUI e AQUI. E AQUI você vê vídeo do G1 feito por drone do local onde o galão foi encontrado.
Por enquanto, o 49º Distrito Policial (DP) de São Mateus, também na Zona Leste, continua procurando os outros quatro galões com material radioativo. O veículo furtado (modelo abaixo) ainda não foi encontrado, e nenhum suspeito foi identificado ou detido.
Além da Polícia Civil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sediada em Brasília, está acompanhando as investigações.
A CNEN foi notificada do crime pela empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, que possui unidades em São Paulo e Cajamar, na região metropolitana.
A Medical é a empresa responsável pelo transporte do material radioativo. O produto foi retirado com a picape no Rio de Janeiro, chegou a São Paulo e deveria seguir para Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina.
Os sócios da empresa confirmaram ao portal G1 que o furto ocorreu devido a uma falha operacional do motorista, que deixou o veículo na frente de sua residência ao invés de levá-lo para uma das unidades da empresa antes de seguir viagem.
Na quinta-feira (4), a Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou uma nota em seu site oficial, informando que o gerador de Germânio/Gálio nos galões tem “risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”.
De acordo com a CNEN, o risco só existe em caso de manipulação inadequada com a retirada do chumbo que protege o produto, o que é improvável para quem não tem conhecimento específico sobre materiais radioativos.
Ainda segundo a CNEN, todos os cinco galões continham geradores (Tecnécio molibidênio 99 ou Germânio 68/Gálio 68). Quatro desses galões continham material radioativo inoperante, já utilizado, enquanto um galão continha material radioativo ativo de Ge 68/Ga 68.
Conforme informado pela assessoria de imprensa da CNEN e registrado no boletim de ocorrência, cinco embalagens foram furtadas. O gálio, presente nas peças roubadas, é um metal utilizado na medicina nuclear para a realização de exames, sendo empregado em geradores que utilizam materiais radioativos. Veja mais abaixo! E mais: Moraes nega prisão domiciliar a condenada do ‘8 de Janeiro’ internada após surto psicótico. Clique AQUI para ver. (Fotos: reprodução G1; Fonte: G1)
Veículo com material radioativo é furtado em São Paulo; a polícia já encontrou um dos cinco galões do material, que apresenta risco de contaminação.
📺 Confira na JP News e Panflix 👉 https://t.co/PfWe2qEfF5 #JornalJP pic.twitter.com/fPCHIoPCsy
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) July 6, 2024