Polícia encontra galão do material radioativo furtado em SP

direitaonline



Um dos cinco galões de material radioativo, furtados juntamente com uma picape no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo, foi encontrado aberto na tarde desta sexta-feira (5) pela polícia.

O galão estava em um desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. A tampa do galão foi localizada nas proximidades, no mesmo terreno. Veja imagens do galão encontrado e do desmanche AQUI, AQUI e AQUI. E AQUI você vê vídeo do G1 feito por drone do local onde o galão foi encontrado.

Por enquanto, o 49º Distrito Policial (DP) de São Mateus, também na Zona Leste, continua procurando os outros quatro galões com material radioativo. O veículo furtado (modelo abaixo) ainda não foi encontrado, e nenhum suspeito foi identificado ou detido.

Além da Polícia Civil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sediada em Brasília, está acompanhando as investigações.

A CNEN foi notificada do crime pela empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, que possui unidades em São Paulo e Cajamar, na região metropolitana.

A Medical é a empresa responsável pelo transporte do material radioativo. O produto foi retirado com a picape no Rio de Janeiro, chegou a São Paulo e deveria seguir para Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina.
Os sócios da empresa confirmaram ao portal G1 que o furto ocorreu devido a uma falha operacional do motorista, que deixou o veículo na frente de sua residência ao invés de levá-lo para uma das unidades da empresa antes de seguir viagem.

Na quinta-feira (4), a Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou uma nota em seu site oficial, informando que o gerador de Germânio/Gálio nos galões tem “risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”.

De acordo com a CNEN, o risco só existe em caso de manipulação inadequada com a retirada do chumbo que protege o produto, o que é improvável para quem não tem conhecimento específico sobre materiais radioativos.

Ainda segundo a CNEN, todos os cinco galões continham geradores (Tecnécio molibidênio 99 ou Germânio 68/Gálio 68). Quatro desses galões continham material radioativo inoperante, já utilizado, enquanto um galão continha material radioativo ativo de Ge 68/Ga 68.

Conforme informado pela assessoria de imprensa da CNEN e registrado no boletim de ocorrência, cinco embalagens foram furtadas. O gálio, presente nas peças roubadas, é um metal utilizado na medicina nuclear para a realização de exames, sendo empregado em geradores que utilizam materiais radioativos. Veja mais abaixo! E mais: Moraes nega prisão domiciliar a condenada do ‘8 de Janeiro’ internada após surto psicótico. Clique AQUI para ver. (Fotos: reprodução G1; Fonte: G1)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Aluna cobra Lula ao vivo por entrega atrasada e incompleta de Universidade

A estudante de Direito Jamilly Fernandes Assis cobrou publicamente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa sexta-feira (6) por diversas obras inacabadas em sua universidade. Durante a inauguração do novo campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Osasco (SP), ela destacou que “depois de muita luta e 14 […]