Neste sábado (2), um avião da Gol precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro (RJ). O incidente envolveu o voo G3 1003, que tinha como destino o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), e teve que retornar ao aeroporto de partida logo após a decolagem devido à presença de fumaça branca a bordo.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou a fumaça presente dentro da aeronave, um Boeing 737-700, com passageiros utilizando suas roupas para cobrir nariz e boca como medida de precaução. Assista abaixo!
Aeronave GOL PRVBW voo 1003 SBSP, 102 pax, declarou emergência a bordo, após a decolagem.
O Comandante informou que decolou e a 5.000 pes começou uma forte fumaça na cabine. Aeronave pousou no SDU em segurança sem feridos. pic.twitter.com/s16Thk5oWo
— Aeroporto da Deprê (@AeroportoD) September 2, 2023
A Gol informou que a aeronave pousou sem problemas e que os 102 passageiros a bordo, bem como a tripulação, foram desembarcados com segurança através das escadas. A companhia também comunicou que quatro passageiros foram encaminhados ao posto médico, mas todos já foram liberados.
A empresa reacomodou rapidamente os passageiros em outros voos para que pudessem seguir para seus destinos originais.
Segundo a Gol, a fumaça foi causada por vapores de fluido hidráulico que entraram na cabine por meio do sistema de ventilação.
Alguns passageiros manifestaram descontentamento pelo fato de as máscaras de oxigênio não terem sido acionadas.
As máscaras normalmente são acionadas em caso de despressurização da aeronave, que requer uma descida para altitudes onde a respiração seja possível.
Entretanto, o procedimento em caso de fumaça ou incêndio a bordo, de acordo com o checklist dos Boeing 737, como o que retornou ao Santos Dumont, não preveria a ativação das máscaras de oxigênio para os passageiros.
A Gol afirmou que sua equipe de Segurança Operacional está investigando o incidente seguindo a metodologia Cenipa e que continuará apurando as causas do ocorrido, garantindo que todos os procedimentos foram realizados com foco na segurança.
Mais à noite, o áudio entre o piloto da aeronave e a torre de controle do aeroporto foi divulgado. Assista abaixo!
OUÇA: Pilotos pedem “retorno imediato” à torre de controle após aeronave da Gol ser tomada por fumaça.
Incidente aconteceu na manhã deste sábado (2). Pouso aconteceu menos de 10 minutos após a decolagem.
Quatro passageiros foram atendidos no posto médico e liberados em seguida. pic.twitter.com/NIK3KcZny3
— Metrópoles (@Metropoles) September 2, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander