O foguete Spectrum, desenvolvido pela startup alemã Isar Aerospace, caiu após apenas 30 segundos de voo, neste domingo (30), pouco depois de ser lançado da base espacial norueguesa de Andoya, no Ártico. Conforme a Folha de S.Paulo, o momento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
O lançamento do Spectrum ocorreu às 7h30 (horário de Brasília) e marcou a primeira tentativa de um foguete orbital partindo da Europa continental. Inicialmente, o veículo ativou todos os motores e decolou com sucesso, mas perdeu altitude rapidamente e explodiu ao atingir o solo.
O projeto da Isar Aerospace busca competir com a SpaceX, de Elon Musk, reduzindo a dependência europeia da empresa americana no setor aeroespacial. A base em Andoya foi criada para abrigar múltiplos lançamentos, mas a startup alemã tem prioridade para operar no local.
Apesar da explosão do foguete, o CEO da Isar Aerospace, Daniel Metzler, classificou o teste como um “grande sucesso”.
“Nosso primeiro voo de teste atendeu a todas as nossas expectativas. Tivemos uma decolagem perfeita, voamos por 30 segundos e conseguimos validar nosso sistema de interrupção de voo”, declarou em coletiva de imprensa, segundo a imprensa internacional. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Metrópoles)
⏭️ Foguete da Alemanha explode menos de 20 segundos após decolagem
Episódio ocorreu na manhã deste domingo (30/3) em uma base localizada no Ártico. Imagens impressionam após queda do foguete
Leia: https://t.co/TEHzdfmnA5 pic.twitter.com/6o8iv0U4hf
— Metrópoles (@Metropoles) March 30, 2025