O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a projeção de crescimento do Brasil no primeiro ano de Lula (PT). A nova expectativa aponta para uma expansão de apenas 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, contra alta de 1,2%, que havia sido prevista em janeiro.
Se confirmada, a expectativa do FMI indica uma relevante desaceleração em relação ao ano passado, último ano do governo Bolsonaro, quando a economia brasileira cresceu 2,9%. Para 2024, o Fundo mantém, por enquanto, a expectativa de crescimento de 1,5% do PIB do País.
Ao revisar para baixo a projeção deste ano, o FMI espera que o crescimento do primeiro ano do governo de Lula fique abaixo do desempenho visto na estreia de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, o PIB brasileiro avançou 1,2%.
Para piorar, o primeiro ano de Lula posicionará o País entre os piores desempenhos de PIB entre os emergentes e em desenvolvimento em 2023, ficando à frente somente de economias como a da Rússia (+0,7), em guerra com a Ucrânia, e da África do Sul (+0,1). A previsão para o Brasil também é inferior à expectativa de crescimento das economia desenvolvidas e à média global.
E veja também: Governo edita portaria com diretrizes para redes sociais sobre ‘violência em escolas’. Clique AQUI para ver.