Com a proximidade do maior torneio interclubes do planeta, os bastidores do futebol mundial estão em movimento. Segundo informações do colunista Lauor Jardim, de ‘O Globo’, o Flamengo está prestes a dar um passo estratégico fora das quatro linhas.
Em uma reunião extraordinária marcada para esta segunda-feira (20), o Conselho Deliberativo do clube analisa uma proposta da diretoria que prevê a criação de uma empresa nos Estados Unidos. A medida, segundo membros do próprio clube, tem aprovação praticamente garantida.
A principal razão por trás da iniciativa é financeira: as receitas geradas com a participação em uma competição internacional da FIFA, que será disputada em solo americano a partir de junho, sofreriam uma taxação mínima de 30% conforme as normas fiscais locais. Para contornar essa tributação elevada, a diretoria pretende fundar uma empresa temporária no país.
De acordo com o documento submetido ao Conselho, essa nova empresa terá como função “tramitar as receitas e despesas do Flamengo relacionadas ao torneio”, com a finalidade de “otimizar o recolhimento de tributos a serem recolhidos nos EUA”.
O clube carioca também corre contra o relógio: no próximo dia 29, a FIFA fará um repasse de US$ 3 milhões ao Flamengo — valor relacionado à competição. A expectativa é que, com a empresa estabelecida, esses recursos entrem com menor impacto fiscal.
O clube apresentará também uma estratégia abrangente de presença institucional, internacionalização da marca e engajamento com a torcida e steakholders por meio de uma série de iniciativas. ‘Vêm aí a Casa Flamengo, a Resenha Rubro-Negra e os encontros promovidos pelas Embaixadas Rubro-Negras’, anunciou o rubro-negro carioca.
As iniciativas envolvem experiências exclusivas para torcedores, sócios, sócios-torcedores, patrocinadores e parceiros, reforçando a dimensão global da Nação Rubro-Negra.
O local contará com uma programação especial, das 13h às 22h, incluindo transmissão dos jogos, ativações promocionais, experiências exclusivas para torcedores e a presença de convidados, influenciadores e ex-jogadores do clube. “A iniciativa reforça a conexão global do Flamengo com sua torcida e transforma Orlando no ponto de encontro oficial da Nação Rubro-Negra durante o torneio”, reforça o clube.
A edição de 2025 da Copa do Mundo de Clubes marcará uma grande mudança no formato da competição. Ao invés do torneio enxuto com poucos participantes como nas edições anteriores, o novo Mundial terá 32 clubes, no modelo similar à tradicional Copa do Mundo de seleções.
A competição será disputada nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025, com times divididos em oito grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, que será em jogo único — oitavas, quartas, semifinal e final.
Entre os clubes já garantidos estão grandes nomes como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Chelsea, PSG, Inter de Milão, Benfica, além de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, representando o Brasil.
A premiação total gira em torno de US$ 2 bilhões, com valores milionários reservados para o campeão, o que também tem elevado o interesse de patrocinadores e transmissoras.
A FIFA pretende transformar o torneio em um evento globalmente relevante, com calendário fixo a cada quatro anos. O Mundial de Clubes de 2025 será o primeiro nessa nova versão ampliada e com ambição de rivalizar, em audiência e impacto, com a Liga dos Campeões da UEFA. E mais: Gilson Machado faz novo apelo por doações via Pix para Bolsonaro. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução site oficia; Fontes: O Globo; site oficial Flamengo)