Moraes manda soltar Filipe G. Martins

direitaonline



Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (9) a libertação de Filipe G. Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Martins vinha tentando, por seis meses, provar que não havia viajado ilegalmente para os Estados Unidos a bordo de um avião do governo brasileiro no final de 2022, contrariando o sistema migratório americano.

Desde sua prisão, em Ponta Grossa, no Paraná, ele nega que tenha deixado o Brasil e que tenha atuado para elaborar uma minuta golpista.

Desde a prisão, o ex-assessor já havia enviado a Moraes faturas do cartão de crédito com despesas em aplicativos no Brasil, como Uber e iFood, além de passaporte, certidão do órgão encarregado pela segurança nas fronteiras americanas.

No mês passado, ele apresentou novas certidões em que contesta um comprovante obtido pela PF junto ao site do U.S. Customsand Border Protection (CBP) — que atesta sua entrada em Orlando em 30 de dezembro de 2022.

Na petição, o advogado Sebastião Coelho relatou que o documento formalmente emitido pelo órgão de proteção de fronteiras do governo americano atesta que Martins entrou no país pela última vez em setembro de 2022.

Na ocasião, ele estaria acompanhando Bolsonaro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A admissão teria acontecido para a classe de visto G-2, fornecido a “representantes do governo viajando temporariamente para participar de reuniões em organizações internacionais”.

Filipe foi preso preventivamente pela Polícia Federal, em 8 de fevereiro deste ano, durante a deflagração da Operação Tempus Veritatis, que apurava uma suposta ‘organização criminosa’ para manter o ex-presidente Bolsonaro no poder.

De acordo com o relato da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Martins elaborou uma suposta ‘minuta golpista’ após o resultado das eleições em 2022 que previa a prisão de Moraes e uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E mais: Inflação ganha força, sobe 0,38% em julho e alcança teto da meta. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasileiras Duda e Ana Patrícia conquistam ouro no vôlei de praia em Paris

Em uma noite parisiense resplandecente, com a Torre Eiffel ao fundo, Duda e Ana Patrícia brilharam intensamente na quadra de vôlei de praia. As brasileiras superaram as canadenses Melissa e Brandie em uma disputa acirrada, vencendo por 2 sets a 1 (26-24, 12-21, 15-10), garantindo o ouro olímpico. A vitória […]