Brasília, 14 de setembro de 2023 – Gabriel Lopes Gonçalves Dias, de 38 anos, filho do general Gonçalves Dias (GDias), foi nomeado para um cargo comissionado no governo Lula.
A nomeação, ocorrida um mês após os atos do ‘8 de Janeiro’, foi oficializada em 8 de fevereiro pelo ministro Márcio França. As informações são do portal Metrópoles.
Gabriel Gonçalves Dias ocupa atualmente uma posição de chefia no Ministério dos Portos e Aeroportos, recebendo uma remuneração mensal de R$ 11,3 mil, além de uma verba indenizatória de R$ 658. Sua responsabilidade é a condução da ‘Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos’ do ministério.
A nomeação de Gabriel Gonçalves Dias gerou controvérsia devido ao seu vínculo familiar com o general Gonçalves Dias, que na época da nomeação ocupava o cargo de comandante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
O general já estava enfrentando acusações da oposição de ter permitido a entrada de invasores no Palácio do Planalto durante os tumultos de 8 de Janeiro. A pressão pública resultou na exoneração do general em abril, após a divulgação de imagens do circuito interno de segurança.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles, até mesmo os chefes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) demonstraram desconfiança em relação à equipe liderada por GDias, devido à aparente facilidade com que os prédios governamentais foram invadidos durante os distúrbios.
Críticos argumentam que a nomeação poderia comprometer a imparcialidade das investigações em andamento relacionadas aos eventos de 8 de Janeiro.
Isso porque, em diálogos no celular de ‘GDias’ (o pai), Gabriel Dias (o filho) aparece como articulador para tentar melhorar a situação do ex-GSI na CPMI do 8 de Janeiro.
Em uma das mensagens, GDias afirma que seu filho aproveitaria uma visita do presidente da comissão, deputado Arthur Maia, ao Ministério dos Portos e Aeroportos, para tentar abordá-lo.
A revelação foi feita por GDias ao advogado João Paulo Cunha, ex-deputado filiado ao PT e condenado no âmbito do Mensalão. O petista é um dos encarregados da defesa do ex-GSI de Lula.
E veja também: Secretário de Segurança de SP expõe apreensão de maconha com embalagem de Lula. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander