Giovanne Bittencourt, figurante fixo no remake de Vale Tudo, da TV Globo, decidiu abrir o jogo sobre os bastidores financeiros da profissão. Em entrevista ao portal LeoDias, o ator revelou que os valores recebidos por gravação estão longe do que o público costuma imaginar.
“Olha, o pessoal imagina que [o figurante] ganha horrores, valores altos, mas tem uma porcentagem que a gente ganha e é descontado do INSS”, disse Giovanne, ao esclarecer que o pagamento bruto por dia de gravação gira em torno de R$ 175, já considerando o valor para quem tem participação fixa.
No entanto, ele destacou que a quantia pode ser ainda menor, dependendo do tipo de contratação e da agência intermediadora. “Se você não está fixo ou se você não tem nenhuma habilidade, é R$ 89. A Globo faz o pagamento do valor integral e as agências que contratam a gente fazem uma série de descontos. A gente acaba recebendo esse pouquinho”, relatou.
O ator também mencionou que não há nenhum tipo de glamour financeiro por trás do trabalho de figurante, apesar da exposição na televisão. “Quando você passa a se tornar fixo, aí é um valor específico a mais. Mas não é nada exagerado, é menos do que o pessoal imagina”, afirmou.
As declarações de Giovanne lançam luz sobre a realidade pouco conhecida dos profissionais que atuam nos bastidores das grandes produções televisivas, muitas vezes enfrentando jornadas longas e remuneração modesta. E mais: Palmeiras quer Cristiano Ronaldo para o Mundial, diz emissora dos EUA. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Metrópoles)
Ver essa foto no Instagram