Foto: FIFA | Fonte: FIFA; G1
O meio-campista brasileiro Guilherme Madruga, atualmente no Cuiabá, ganhou o Prêmio Puskás da FIFA 2023 por seu surpreendente gol de bicicleta.
A jogada acrobática dele pelo Botafogo de Ribeirão Preto no ano passado venceu a votação popular, à frente de um audacioso gol de letra de Nuno Santos, do Sporting, e do chutaço de longa distância do adolescente Julio Enciso, do Brighton.
O prêmio reconhece o gol mais espetacular do futebol masculino e feminino durante um período de qualificação que foi entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023. O prêmio é nomeado em homenagem ao lendário atacante húngaro Ferenc Puskás, que marcou época no futebol internacional nas décadas de 1950 e 60.
O vencedor do Prêmio Puskás, que agora foi anunciado como reforço do Cuiabá (clube da Série A do Brasileirão) foi votado por torcedores de todo o mundo e por especialistas.
Guilherme Madruga subiu ao palco na cerimônia do The Best FIFA Football Awards™ 2023 e discursou: “Hoje é um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e na memória de todos os que me acompanham desde o começo. Quando fiz esse gol, eu estava emprestado ao Botafogo-SP e só queria ser comprado pelo clube. Eu planejei apenas este objetivo. Eu fui comprado, já fui vendido, e hoje foi anunciado que vou disputar a Série A do Campeonato Brasileiro [pelo Cuiabá]. Foi totalmente diferente do que eu planejei, mas foi muito melhor.”
E continuou: “Pai, todos aqueles que chamavam o senhor de louco – por me passar treino na areia aos 13 anos – não vão mais te chamar de louco. Mãe, todas as vezes que a senhora chorou escondido enquanto eu estava longe valeram a pena. Meu irmão, que está aqui comigo hoje. Dedico aos meus familiares que estão no Brasil, todos reunidos. É um sonho estar aqui, entre meus ídolos. Gratidão a Deus. Foi totalmente diferente do que eu planejei, mas foi muito melhor. Obrigado a todos”. Assista a seguir!
Ok, eu admito. Estou suando pelos olhos. 🥹
Guilherme Madruga, brasileiro e batalhador, venceu o Prêmio Puskás com um GOLAÇO de bicicleta de fora da área. Olha onde tu chegou, Madruguinha! Com uma bike e força de vontade, dá pra chegar em lugares inimagináveis. #TheBestNaCazéTV pic.twitter.com/ztMSqhJqAu
— CazéTV (@CazeTVOficial) January 15, 2024
O gol da vitória do volante no jogo da Série B do Brasileirão contra o Novorizontino foi o único que ele fez durante o período de qualificação para o Prêmio Puskás.
🇧🇷 Guilherme Madruga
⚽ Botafogo FC-SP v Novorizontino
📆 June 2023Footage courtesy of Campeonato Brasileiro Série B & Brax Sports Assets pic.twitter.com/UMt6fS772T
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 14, 2023
O prêmio de gol mais bonito é entregue em cerimônias da Fifa desde 2009, quando Cristiano Ronaldo foi vitorioso. Veja todos os vencedores:
• 2009 – Cristiano Ronaldo (Manchester United)
• 2010 – Hamit Altintop (Turquia)
• 2011 – Neymar (Santos)
• 2012 – Miroslav Stoch (Fenerbahçe)
• 2013 – Ibrahimovic (Suécia)
• 2014 – James Rodríguez (Colômbia)
• 2015 – Wendell Lira (Goianésia)
• 2016 – Mohd Faiz Subri (Penang FA)
• 2017 – Giroud (Arsenal)
• 2018 – Salah (Liverpool)
• 2019 – Daniel Zsori (Debreceni)
• 2020 – Son (Tottenham)
• 2021 – Lamela (Tottenham)
• 2022 – Marcin Oleksy (Warta Poznan)
• 2023 – Guilherme Marduga (Botafogo-SP)
Melhor goleiro é brasileiro
O brasileiro Ederson foi escolhido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) como o melhor goleiro da temporada 2022/23. O atleta de 30 anos foi um dos premiados da cerimônia The Best, realizada em Londres na noite inglesa de segunda-feira (15). Arqueiro do Manchester City, ele foi um dos responsáveis pelo ano extremamente vitorioso do Manchester City. A equipe azul conquistou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões da Europa.
O paulista de Osasco se tornou o segundo brasileiro a vencer a eleição de melhor goleiro da Fifa, que tem votos de capitães e técnicos de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Alisson, do Liverpool, ficou com o troféu em 2019.
O grande prêmio do dia foi entregue ao argentino Lionel Messi. Pela 8ª vez foi eleito o melhor jogador do mundo. Mas desta vez foi uma surpresa. O camisa 10 do Inter Miami, também vencedor da Bola de Ouro em 2023, superou o favorito Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio.
Nenhum dos três finalistas esteve presente na cerimônia. Messi e Haaland terminaram empatados na votação, e o vencedor entre capitães de seleções, o argentino, foi coroado. O período de análise do Fifa The Best foi de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo, até 20 de agosto de 2023.
Veja a performance dos três finalistas no período analisado:
Messi: 32 jogos, 24 gols e oito assistências
Haaland: 41 jogos, 35 gols e seis assistências
Mbappé: 28, 27 gols e sete assistências
Veja os títulos dos três finalistas no período analisado:
Messi: Campeonato Francês e Leagues Cup
Mbappé: Campeonato Francês
Haaland: Copa da Inglaterra, Premier League e Champions League