O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reagiu nesta quinta-feira (10) à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras.
Em pronunciamento publicado nas redes oficiais da pasta, Fávaro classificou a medida como uma “ação indecente do governo norte-americano” e garantiu que o Brasil está se mobilizando para enfrentar o impacto da decisão.
Segundo ele, o ministério já entrou em contato com representantes dos setores mais prejudicados — entre eles os de suco de laranja, carne bovina e café — com o objetivo de alinhar estratégias.
“Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados […] para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula: em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira”, afirmou Fávaro.
O ministro também anunciou que irá intensificar os esforços de abertura comercial em regiões estratégicas como o Oriente Médio, o Sul da Ásia e países do Sul Global, considerados promissores para o agronegócio nacional. A ideia é compensar perdas no mercado norte-americano com novos parceiros comerciais.
“As ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade. As ações proativas acontecerão aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para minimizar os impactos. Aqui é a casa da agropecuária brasileira. Estamos juntos e vamos superar este momento difícil”, declarou Fávaro ao final do vídeo.
Mais cedo, o Palácio do Itamaraty também emitiu uma nota oficial reforçando a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante da decisão dos EUA. No texto, o governo reafirma a soberania nacional e destaca que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém”, em referência direta à pressão norte-americana. (Foto: Ag. Câmara; Fonte: Globo Rural)
https://t.co/vYtoCGkmqp pic.twitter.com/fU1lRAHa4l
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) July 10, 2025
E mais:
Ex-assessor de Trump: ‘Derrubem o processo contra Bolsonaro, que derrubamos as tarifas’
Lula quer que Bolsonaro assuma ‘responsabilidade’ por tarifa de Trump