Falha no sistema de bilhetes por QR Code afeta passageiros de trens e metrô em São Paulo

direitaonline



Passageiros das linhas de trens e metrô de São Paulo enfrentam dificuldades nesta segunda-feira (4) devido a uma falha na leitura de bilhetes digitais por QR Code, adquiridos via aplicativo TOP. Desde o início das operações, às 4h40, várias estações do Metrô enfrentam problemas na validação dessas passagens.

A Autopass, empresa responsável pela emissão dos bilhetes digitais, foi acionada pelas concessionárias e trabalha para resolver o transtorno. No entanto, o Metrô não divulgou detalhes sobre as linhas e estações afetadas.



Na CPTM, a falha começou ainda no domingo (3). De acordo com a companhia, os validadores de bilhetes por QR Code deixaram de funcionar à noite, e a situação persiste nesta manhã.

Em algumas estações, a entrada dos passageiros está sendo liberada sem a validação, enquanto funcionários auxiliam o embarque para evitar aglomerações. A ViaMobilidade informou que está recolhendo os bilhetes TOP e permitindo a passagem pela catraca de forma manual para evitar confusão entre os usuários.



Os sistemas de embarque por Bilhete Único e Bilhetes EMTU seguem funcionando normalmente. As concessionárias reforçam que seus funcionários estão prestando apoio e orientando os passageiros afetados durante o período de falha.

Por meio de nota à imprensa, a Autopass se manifestou e disse o seguinte:

“2. Para já darmos uma solução imediata, garantindo ao passageiro sua comodidade e mais uma vez reforçando a responsabilidade com a agilidade das soluções em tecnologia e mobilidade, são quatro as medidas já tomadas:



1.1 Tecnicamente foi detectada uma instabilidade no sistema que sincroniza remotamente as catracas.

2.1 Este sistema já foi reiniciado para que retome normalmente suas operações.



3.1 Em estações que essa retomada não seja automática, equipes da Autopass já foram acionadas para estar em campo.

4.1 IMPORTANTE: Ao apresentar o QR Code que não eventualmente não passe, a Autopass já orientou a equipe do Metrô / CPTM / Via Mobilidade para que libere o usuário”. E mais: Itaú antecipa uso do Pix por aproximação em novembro. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação (via UOL); Fonte: UOL)

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