Fala de Lula sobre ‘dona de casa’ teria irritado filho caçula

direitaonline

Uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva, feita durante sua viagem ao Vietnã, gerou desentendimentos dentro da própria família.

Segundo apuração do UOL, seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva, ficou incomodado com a fala do pai sobre a atual primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Lula afirmou que sua esposa “não nasceu para ser dona de casa”, o que Luís Cláudio interpretou como uma crítica indireta à sua mãe, Marisa Letícia, que assumiu esse papel durante os primeiros mandatos do petista.

De acordo com o UOL, Marisa Letícia deixou o mercado de trabalho quando engravidou do segundo filho, o primeiro com Lula, e dedicou-se à família enquanto o marido ocupava a Presidência. A fala do presidente foi uma resposta às críticas sobre a participação de Janja na Cúpula Nutrição para o Crescimento, realizada em Paris.

Uma fonte do PT relatou ao UOL que Lula buscou exaltar a postura ativa de Janja porque ela frequentemente é comparada a Marisa, que manteve um perfil mais discreto durante os anos no Planalto. Ainda segundo o portal, uma liderança petista afirmou que era comum que Marisa questionasse se “precisava mesmo” viajar quando era convidada a acompanhar Lula em compromissos internacionais.

Camilo Vannuchi, jornalista e autor da biografia Marisa Letícia Lula da Silva, avaliou que a fala do presidente foi contraditória com sua própria história e pareceu uma tentativa de “amainar a barra da atual esposa”. Ele ressaltou que Marisa, apesar de ser dona de casa, teve grande influência sobre o marido: “Nunca foi subserviente ou submissa, mesmo sendo dona de casa. Hoje o presidente está cercado de bajuladores”, disse ao UOL.

A tensão entre Luís Cláudio e o pai sobre a preservação da memória de Marisa Letícia não é recente. Como lembrou o UOL, em fevereiro de 2024, o filho do presidente demonstrou insatisfação com uma postagem feita no perfil oficial de Lula no X (antigo Twitter). A publicação citava a criação do símbolo do PT, mas omitia a participação de Marisa, que costurou a primeira bandeira do partido.

No texto original da Fundação Perseu Abramo, lia-se: “No começo era só um retalho de pano vermelho que a Marisa pegou e costurou uma estrela branca por cima”. No entanto, na versão publicada no perfil de Lula, a referência a Marisa foi removida: “No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima”.

Na ocasião, Luís Cláudio usou as redes sociais para criticar a ausência do nome da mãe, escrevendo: “Infelizmente, têm acontecido umas coisas estranhas! A história da minha mãe ninguém apaga, não”.

Desde o início de seu terceiro mandato, Lula tem demonstrado um esforço em consolidar a presença de Janja como uma figura pública atuante. A atual primeira-dama participa ativamente de eventos, defende pautas como o combate à fome e a igualdade de gênero, e tem uma relação mais próxima com a militância petista e as redes sociais.

No entanto, essa postura mais ativa gerou reações dentro do próprio partido e entre apoiadores. Enquanto alguns veem a atuação de Janja como um reflexo da modernização do papel da primeira-dama, outros consideram sua participação excessiva. Em diversas ocasiões, Lula reforçou sua admiração pelo engajamento da esposa, contrastando com o perfil mais reservado de Marisa. E mais: Débora Rodrigues deixa prisão e cumprirá pena em casa após decisão de Moraes. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputado do PL é condenado por chamar Gleisi de ‘amante’

O deputado estadual Ricardo Arruda (PL-PR) foi condenado a pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais à ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, e ao Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo decisão da juíza Tatiana Dias da Silva Medina, da 18ª Vara Cível de Brasília, o parlamentar […]