A Força Aérea Brasileira (FAB) derrubou uma aeronave venezuelana suspeita de estar envolvida com o tráfico de drogas. O avião entrou ilegalmente no espaço aéreo do Brasil na manhã dessa terça-feira (11), e ignorou as instruções de realizar um pouso forçado.
Após a interceptação com disparos, o avião caiu em uma área florestal próxima a Manaus (AM). Veja vídeo mais abaixo na reportagem. Segundo a corporação, tal ação é tomada como último recurso quando a aeronave desrespeita todos os procedimentos e persiste no voo ilegal.
Os dois pilotos foram encontrados mortos. Durante a operação, que contou com a colaboração da Polícia Federal (PF), foi descoberto um carregamento de drogas no interior do avião, cuja quantidade ainda está sendo determinada.
A FAB informou que a aeronave não possuía identificação e foi detectada invadindo o espaço aéreo brasileiro. Iniciaram-se então “medidas de investigação” para determinar sua origem. Os procedimentos foram baseados no Decreto nº 5.144, de 2004, que regulamenta a chamada “Lei do Abate”.
Os militares ordenaram que o avião mudasse de rota e pousasse em um aeródromo na região amazônica. Sem resposta, foram disparados tiros de advertência. Com a continuação do voo irregular, a FAB classificou a aeronave como “hostil” e executou o Tiro de Detenção (TDE), uma medida extrema para evitar a continuidade do voo ilícito.
“Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo.
Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, afirmou a FAB.
A Força Aérea Brasileira (FAB) é a força aérea militar do Brasil, responsável pela defesa aérea do país, pela condução de operações aéreas em apoio às forças terrestres e navais, e por missões de busca e salvamento, transporte aéreo, entre outras atividades. A FAB é uma das três forças armadas do Brasil, juntamente com o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil.
Aqui estão alguns pontos destacados sobre a FAB:
História: Criada em 1941, originalmente como “Ministério da Aeronáutica”, foi renomeada como Força Aérea Brasileira em 1999.
Missão: A missão da FAB inclui proteger o espaço aéreo brasileiro, realizar operações de combate, logística aérea, missões de busca e salvamento, e participar de missões humanitárias e de paz.
Frota: A FAB opera uma vasta gama de aeronaves, incluindo caças, aviões de transporte, aeronaves de patrulha marítima, e helicópteros, entre outros. Modelos notáveis incluem o Embraer KC-390, o F-5M Tiger II, e o A-29 Super Tucano.
Estrutura: A FAB é dividida em várias unidades operacionais, como as Alas, Esquadrões, e Bases Aéreas espalhadas pelo território nacional. Possui também o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Treinamento e Educação: A Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo, é a principal instituição de ensino para a formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.
Participação Internacional: A FAB tem participado de diversas missões internacionais, incluindo operações de manutenção da paz da ONU, missões de evacuação de nacionais em zonas de conflito, e cooperação em respostas a desastres naturais.
A FAB também desempenha um papel crucial no desenvolvimento tecnológico aeroespacial do Brasil, colaborando com a indústria nacional, como a Embraer, e participando de projetos como o Satélite Brasileiro de Coleta de Dados (SCD). E mais: Governo Lula vai reabrir investigações sobre a morte de Juscelino Kubitschek. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação FAB; Fonte: Estadão)