Exército abre concurso público de nível superior para formar oficiais

direitaonline

O Exército Brasileiro está com inscrições abertas para concurso para pessoas com curso superior e que desejam seguir carreira como oficial.

Os editais abrangem diversas áreas, incluindo o Serviço de Saúde, o Quadro Complementar e Capelães Militares, com um destaque para a nova modalidade de seleção regionalizada de médicos.

As inscrições para os concursos estarão abertas até as 15 horas do dia 20 de junho de 2025 e os interessados devem realizá-las através do site da ESFCEx. Ao todo, são 231 vagas.

São 63 para diversas áreas do Quadro Complementar de Oficiais, sete para farmacêuticos e seis para dentistas. Para estas áreas, as exigências são curso superior na área específica e idade máxima de 32 anos no ano da matrícula.

Outras três vagas são ofertadas para Capelães Militares. Para esta especialidade, os candidatos devem ter entre 30 e 40 anos de idade no ano da matrícula, formação superior em Teologia e documento que comprove a ordenação como padre católico romano ou consagração como pastor evangélico.

Um dos destaques deste ano é a seleção regionalizada de médicos. Os candidatos aprovados nessa modalidade servirão em organizações militares em âmbito regional após a formação.

Essa opção permite que o oficial médico permaneça na mesma guarnição para a qual foi aprovado, até o posto de capitão. Após ser promovido ao posto de major, poderá requerer sua exclusão do regime regionalizado. A seleção regionalizada oferece 60 vagas em diferentes especialidades. Neste caso a idade máxima é 34 anos.

Também são ofertadas outras 92 vagas para médicos em âmbito nacional. Existem oportunidades para médicos com especialidade, cuja idade máxima é 34 anos e também para médicos sem especialidade, com idade máxima de 32 anos no ano da matrícula. Para todas as vagas é necessário apresentar o diploma de medicina e, para os especialistas, também o de especialização.

O processo seletivo inclui diversas etapas, como Exame Intelectual, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica. O Exame Intelectual será conduzido pela Banca Examinadora da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

Os editais completos dos concursos, com todas as informações detalhadas sobre os processos seletivos, requisitos, cronogramas e conteúdos programáticos, estão disponíveis no site da ESFCEx. E mais: Governo Lula terá grupo para adiantar leilões de infraestrutura à China. Clique AQUI para ver. (Fonte e foto: Exército do Brasil)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Justiça rejeita pedido do PT para retirar publicação de Zema sobre INSS

A Justiça do Distrito Federal indeferiu a solicitação feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apagasse postagens em que associa o partido e Luiz Inácio Lula da Silva a desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação é do […]