O ex-secretário da Juventude do Rio, Salvino Oliveira, foi atacado nesta quarta-feira (17) na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Ele estava participando de uma força-tarefa conjunta entre o governo estadual e a Prefeitura do Rio, a ‘Operação Ordo’, que atua em dez comunidades para combater o crime organizado e retomar territórios.
A ação gerou insatisfação entre moradores devido à demolição de construções irregulares na Rua Israel, incluindo bares e restaurantes.
Durante a operação, Salvino, que é pré-candidato à Câmara de Vereadores, foi agredido enquanto conversava com os residentes. Vídeos mostram o momento em que ele sofre socos e chutes, sendo necessário o uso de spray de pimenta pela Polícia Militar para dispersar a multidão. Clique AQUI para ver no Twitter.
Ao portal G1, um morador disse que a confusão começou após um xingamento de Salvino. Sem se identificar, ele disse que populares estavam indignados pelo fato de o político usar a imagem da favela para pedir votos e não ter avisado da operação que aconteceria para demolir construções usadas para o comércio. Salvino é pré-candidato a vereador pelo PSD.
“Os moradores investiram em telhado, letreiros, em uma estrutura mais legal. Muita gente que tinha investido chorando muito, fora a loja que foi demolida, mais o tempo sem trabalhar e a mercadoria perdida. O problema foi que ele foi debochado e xingou o morador. O governo diz que o intuito é enfraquecer o tráfico, mas a estrutura da boca continuou de pé, enquanto o comércio dos moradores não”, disse a testemunha.
Após o ocorrido, Salvino postou um vídeo explicando que foi informado sobre um tumulto na comunidade e tentou intervir para entender a situação e acalmar os ânimos, mas encontrou um cenário já descontrolado. Veja abaixo! (Fontes: Tupi FM; G1)
Queria esclarecer o que houve hoje cedo: me avisaram de um tumulto na minha comunidade e, obviamente, fui tentar entender o que estava acontecendo. Quando vi que as coisas estavam fora de controle, entrei no meio para acalmar os ânimos, mas já estava fora de controle.
Violência… pic.twitter.com/QFGuT9I0Ms
— Salvino Oliveira (@SalvinoOliveir1) July 17, 2024