Ex-narrador da Globo processa emissora em R$ 15 milhões

direitaonline



Jota Júnior, um ex-narrador da Globo, tomou a iniciativa de processar a emissora buscando reconhecimento de seus direitos trabalhistas ao longo dos 24 anos em que esteve empregado lá.

Após ter sido demitido em março, o profissional continua desempregado e está buscando uma compensação financeira de R$ 15,8 milhões referentes a adicional noturno, horas extras e acúmulo de funções.

O processo está em andamento na 82ª Vara do Trabalho de São Paulo. A informação inicial foi divulgada pelo portal Notícias da TV.

O narrador iniciou o processo em maio, aproximadamente dois meses após sua demissão da emissora. Segundo os advogados de Jota Júnior, durante 20 dos 24 anos em que trabalhou na Globo, ele foi contratado como Pessoa Jurídica (PJ), sem registro formal, o que poderia configurar um vínculo empregatício.

Além disso, o antigo colaborador também sofreu redução salarial em seus últimos anos na empresa, quando o grupo começou a regularizar a situação de seus colaboradores de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Alessandro José Silva Lodi, advogado de Jota Júnior, afirmou ao portal Estadão: “Como sua atividade sempre foi a mesma, tanto no período sem registro quanto no registrado, estamos buscando que todo esse período seja reconhecido como emprego. Isso é importante para fins de aposentadoria. Quando ele foi registrado, houve uma redução de 25% em seu salário, o que é proibido pela Constituição Federal. Também estamos solicitando uma equiparação salarial.”

Quando foi demitido, Jota Júnior compartilhou em suas redes sociais: “No mês em que completo 24 anos de casa, estou deixando o SporTV. Acabo de ser informado. Tenho pouco a dizer, exceto agradecer a todos que me acompanharam em meu trabalho. As páginas da vida estão sendo viradas e novos capítulos estão sempre à nossa disposição. Que outros desafios apareçam, pois é preciso seguir em frente”, escreveu o narrador em sua página nas redes sociais.

Nos últimos anos, o locutor de 74 anos passou a narrar jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e partidas menos relevantes do Paulistão. Desde então, o profissional está disponível no mercado.

Além de trabalhar na Globo, Jota Júnior teve experiências em rádios de Americana e Campinas antes de se mudar para a capital paulista, onde alcançou sucesso na Rádio Gazeta.

Posteriormente, juntou-se à Rádio Bandeirantes, emissora pela qual se tornou conhecido e onde recebeu sua primeira oportunidade de migrar para a televisão. Na Band, narrou as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998.

E veja também: Quanto rendem 400 mil na poupança, em CDB, Tesouro, LCIs, CRIs, FIIs e dividendos? Comparamos tudo!


Fonte: Estadão
Foto: reprodução Sportv

Gostou? Compartilhe!
Next Post

‘Janjelita’: ministros reclamam de intromissão de esposa de Lula no governo petista

Segundo reportagem do Estadão desse domingo (19), Janja é vista como “problema para um governo com entraves na articulação política. E a crítica vem justamente de velhos amigos do presidente, ministros e líderes de partidos”. O conteúdo, evidentemente se tiver fundamento, também expõe a hipocrisia do governo petista em ‘papagaiar’ […]