Aos 35 anos, Leandro Damião anunciou nesta sexta-feira (11) sua despedida dos gramados. O atacante utilizou as redes sociais para comunicar a aposentadoria e agradecer aos clubes pelos quais passou, às torcidas e à família. “Eu fui um vencedor”, resumiu em texto publicado no Instagram.
Damião ficou conhecido nacionalmente a partir de 2010, quando foi um dos destaques do Internacional na conquista da Libertadores. Pelo Colorado, empilhou títulos e gols, sendo tricampeão gaúcho e campeão da Recopa Sul-Americana. Individualmente, é o 10° maior artilheiro da história do Internacional, com 108 gols,[2] empatado com Adãozinho.
Ele ainda teve passagens por clubes como Santos, Flamengo, Cruzeiro, Real Betis e voltou ao Inter antes de embarcar para o futebol japonês, onde brilhou com a camisa do Kawasaki Frontale, sendo campeão e artilheiro por várias temporadas. Pela Seleção brasileira, anotou nove gols, mas talvez seja lembrado por um lance mágico em um jogo contra a Argentina (veja ao fim da reportagem).
Seu último clube foi o Coritiba, em 2024, marcando o fim da trajetória profissional. Pela seleção brasileira principal, balançou as redes nove vezes em 23 jogos, vencendo os Superclássicos das Américas em 2011 e 2012. Já na equipe sub-23, foi vice-campeão olímpico em Londres-2012, conquistando a medalha de prata.
Leia o comunicado de Leandro Damião: Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. Hoje, me despeço do futebol. Um sonho de menino que virou realidade. Com o apoio incansável do meu pai, da minha família, e com muita dedicação, consegui alcançar aquilo que parecia tão distante: ser jogador de futebol. Ficam os amigos, o carinho das torcidas, o respeito pelos clubes que defendi e, acima de tudo, a gratidão. Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor.
Ver essa foto no Instagram