EUA alertam sobre “ataque iminente” do Irã contra Israel

direitaonline



A Casa Branca anunciou nesta terça-feira (1º) que o Irã estaria prestes a realizar um ataque com mísseis balísticos contra Israel. “Os Estados Unidos têm indicações de que o Irã está se preparando para lançar iminentemente um ataque com mísseis balísticos contra Israel”, afirmou um alto representante do governo americano em comunicado. Além disso, o funcionário ressaltou: “Apoiamos ativamente os preparativos defensivos para proteger Israel. Um ataque militar direto do Irã contra Israel terá consequências graves para o Irã.”

Logo após o alerta dos EUA, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, confirmou que o país está em “alerta máximo”. Segundo Hagari, os sistemas de defesa aérea de Israel estão completamente prontos, mas ele fez uma ressalva: “Até o momento, Israel não percebe uma ameaça iminente do Irã.”

Em uma breve mensagem de vídeo, Hagari informou que aviões militares israelenses estão em patrulha, monitorando o espaço aéreo em busca de possíveis ameaças iranianas. “Estamos em alerta máximo, tanto para ações ofensivas quanto defensivas”, destacou, alertando que qualquer ataque contra Israel “terá consequências” para o Irã.

De acordo com uma fonte oficial dos EUA, o governo americano está pronto para auxiliar Israel na interceptação de qualquer projétil disparado pelo Irã, em uma ação semelhante ao apoio prestado em abril, quando uma onda de drones e mísseis iranianos foi, em sua maioria, interceptada por Israel.

Ainda não se sabe a magnitude do ataque que os EUA preveem que o Irã possa lançar contra Israel desta vez. Uma pessoa familiarizada com o assunto informou à CNN que os EUA alertaram Israel na manhã desta terça-feira sobre a possível ofensiva iraniana, poucas horas após o presidente Joe Biden afirmar que existiam indícios de que o Irã estava se preparando para tal ação.

As tensões entre Israel e o Irã têm escalado nas últimas semanas, em meio aos esforços de Israel contra o Hezbollah no Líbano, grupo fortemente apoiado pelo Irã. Na última segunda-feira (30), Israel iniciou uma operação terrestre no sul do Líbano visando bases do Hezbollah.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu à população que “permaneça unida” e siga as orientações das autoridades, à medida que os temores de um ataque iminente por parte do Irã aumentam. Veja mais na reportagem abaixo. E mais: Reino Unido vai exigir visto de entrada a brasileiros. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução White House; Fonte: CNN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Justiça bloqueia contas do Corinthians por dívidas com a 'Pixbet'

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira (1) o bloqueio de valores nas contas bancárias do Corinthians. A medida visa garantir o pagamento de uma dívida de R$ 40 milhões com a empresa Pixbet, que foi a principal patrocinadora do clube. O valor corresponde à rescisão antecipada […]