O mercado de veículos voltou a registrar recuperação em julho, com vendas de 182 mil unidades, 2,2% a mais quem em junho e 3,7% acima do resultado de igual mês do ano passado. No acumulado do ano, foram licenciados até agora 1,1 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, queda de 11,8% na comparação com o mesmo período de 2021. As informações são do jornal O Estado de São Paulo, em seu portal, nessa segunda-feira (1).
Segundo a reportagem, a nova redução do IPI pelo governo federal deve ser fundamental para a retomada: “A melhora do mercado, apesar dos juros altos e da ainda escassez de semicondutores, ocorre em paralelo ao anúncio, na sexta-feira, de nova redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. A medida deve levar algumas marcas a reduzirem preços ou promoverem menor repasse de custos nas tabelas oficiais.”
Anfavea
Em nota, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, elogiou a decisão do governo: “foi uma decisão sensata, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”.
Na última sexta-feira (29), o Ministério da Economia anunciou cortes de IPI para vários setores, mas a redução para automóveis e utilitários-esportivos (SUVs) foi ainda maior, passando de 18,5% para 24,75% sobre as alíquotas praticadas antes da primeira redução, em 1º de março.