Em editorial, Estadão critica censura de Moraes a Monark

direitaonline



Em editorial neste sábado (17), o jornal O Estado de São Paulo criticou a censura ao comunicador Monark. Disse o veículo:

“Alexandre de Moraes atuou uma vez mais supostamente em defesa da democracia. Informado pela assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre um vídeo do podcaster Monark com “notícias falsas sobre a integridade das instituições eleitorais”, o relator do Inquérito 4.923 determinou de ofício o bloqueio, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, de todas as contas do entrevistador nas redes sociais.”, diz o jornal em abertura de sua opinião.

“Nota-se a convicção do sr. Alexandre de Moraes de que, com os bloqueios de perfis nas redes sociais, ele está prestando um serviço ao País, tornando o regime democrático brasileiro mais seguro. É preciso dizer: a decisão é um desserviço ao País.”, declarou o Estadão sem meias-palavras.

O jornal paulista também defendeu o influenciador e seu direito de falar ‘bobagens’: “Dizer, como fez Monark, que o TSE tentou manipular as eleições por meio da censura ou que Alexandre de Moraes prendeu pessoas sem base legal pode ser uma grande estupidez, mas não é, por si só, uma atividade ilegal.”.

O segundo problema, explica o editorial, refere-se ao próprio argumento. “A suposta prática de uma atividade criminosa não autoriza uma ação estatal absolutista, indiferente às regras de competência, aos procedimentos, à proporcionalidade e às garantias individuais.”.

E encerra: “não foi essa a opção feita pela Constituição de 1988, ao configurar e estruturar o regime democrático.”. Clique AQUI para ler na íntegra.

Depoimento
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de ‘Bruno Monteiro Aiub’, o Monark, no prazo de cinco dias.

A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro. Também mandou derrubar todas as redes sociais do rapaz.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Morador e seu cão são resgatados de helicóptero após inundação no RS

Um morador e seu cão precisaram ser resgatados de helicóptero nessa sexta-feira (16). Eles ficaram estava ilhados após a passagem de um ciclone extratropical pela costa do Rio Grande do Sul. Um vídeo compartilhado pelo governo gaúcho nas redes sociais mostra o momento em que o homem e o ‘vira-lata […]