Yamandú Orsi, esquerdista representante da ‘Frente Ampla’, foi eleito presidente do Uruguai ao conquistar 49,3% dos votos no segundo turno, realizado neste domingo (24). Com 87% das urnas apuradas, o resultado foi confirmado no final da noite.
Seu oponente, Álvaro Delgado, ligado ao atual presidente Luis Lacalle Pou, de centro-direita, alcançou 46,4% dos votos. Apesar de reconhecer o resultado, Delgado declarou: “Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados.”
Ele também afirmou: “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade.”
Com o apoio de nomes influentes como o ex-presidente da esquerda, como José Mujica, Orsi apresentou uma campanha focada em temas sociais e em fortalecer a Frente Ampla, que saiu vitoriosa nas eleições legislativas. A coalizão garantiu 16 das 30 cadeiras no Senado e 48 das 99 vagas na Câmara. Professor de história e ex-governador, Orsi apostou em sua trajetória política para conquistar os eleitores indecisos.
Álvaro Delgado, veterinário e ex-secretário da Presidência, também reconheceu a vitória de Orsi: “Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi.”
Antes mesmo da oficialização do resultado, Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Orsi pelas projeções que já indicavam sua vitória.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).
O brasileiro destacou ainda: “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.” (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024
Ver essa foto no Instagram