O leilão do túnel Santos-Guarujá está sendo estudado por grupos brasileiros, chineses e europeus. De acordo com informações obtidas pela Folha de SP, o projeto tem atraído a atenção de nomes já conhecidos do mercado nacional de infraestrutura, como Novonor (antiga Odebrecht) e Queiroz Galvão, além de gigantes estrangeiros do setor.
A licitação está prevista para o dia 1º de agosto e deve ser uma das maiores do ano. Com investimentos estimados em torno de R$ 6 bilhões, a Parceria Público-Privada (PPP) é a obra mais significativa da carteira do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), resultado de um acordo entre os governos federal e de São Paulo.
Segundo a reportagem, várias empresas já demonstraram interesse no projeto e estão organizando consórcios para participar do leilão. Um desses consórcios seria liderado pelo gigante chinês CCCC, um dos maiores grupos de construção do mundo. A estatal participaria juntamente com a Mota Engil, de Portugal, e a brasileira Concremat.
A Novonor confirmou à Folha seu interesse no projeto e afirmou que está estudando a melhor forma de participação. De acordo com uma fonte próxima às discussões, a empresa pode integrar um consórcio com a EGTC Infra, do grupo Queiroz Galvão. Quando procurada, a EGTC optou por não comentar.
Outra empresa interessada no projeto é a italiana Webuild, uma das maiores empresas de infraestrutura global. O grupo foi responsável por obras como o metrô de Milão, a expansão do Canal do Panamá e a construção de um estádio para a Copa do Mundo no Qatar, entre outros projetos de grande escala.
A Folha apurou que a Webuild demonstrou interesse em reinvestir no Brasil, especialmente em projetos de alta complexidade. Também estudando a obra estão a espanhola Acciona, atualmente responsável pela construção da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, e a EcoRodovias.
Como mostrou a Folha nesta sexta-feira (14), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a um acordo com Tarcísio de Freitas sobre quem realizará a licitação do túnel Santos-Guarujá. O edital será lançado pelo governo paulista, pondo fim a um impasse político que cercava o projeto.
O túnel, que será o primeiro submerso de grande extensão no Brasil e o maior da América Latina, responde a uma demanda histórica da Baixada Santista, uma promessa de décadas que nunca se concretizou.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos. Haverá três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas reservada para a passagem do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O túnel também incluirá acesso para travessia de pedestres e ciclistas. E mais: Estúdio anuncia sequência de filme clássico dos anos 80. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: Folha de SP)