Uma companhia especializada em design de interiores para aviação está trabalhando em uma solução criativa que pode transformar a experiência de viajar em voos de longa distância.
A proposta, desenvolvida pela Chaise Longue, consiste em um layout de assentos dispostos em dois níveis, com o objetivo de substituir as tradicionais fileiras centrais em aeronaves de fuselagem larga — aquelas projetadas para trajetos extensos, como os que cruzam oceanos.
O conceito foi submetido à Airbus, gigante da fabricação de aviões, que reconheceu ter recebido a ideia, conforme detalhado mais adiante nesta reportagem.
O modelo da Chaise Longue aposta em uma configuração alternada: metade dos assentos fica no nível do chão, enquanto a outra metade é elevada, próxima ao teto da cabine, acessível por uma pequena escada de dois degraus.
De acordo com os criadores, essa disposição não só preserva o número total de passageiros a bordo, mas também eleva o padrão de conforto. Os lugares superiores ganhariam maior espaço para reclinação, enquanto os inferiores ofereceriam área adicional para as pernas e para guardar pertences pessoais, como malas de mão.
Embora a ideia não seja inédita — já tendo sido exibida em edições passadas da Aircraft Interiors Expo (AIX), evento renomado do setor realizado em Hamburgo, na Alemanha —, sua apresentação à Airbus marca um avanço significativo para o projeto.
A Airbus, em resposta oficial, confirmou o diálogo com a Chaise Longue, mas enfatizou que a iniciativa ainda está em um estágio preliminar.
“Confirmamos que a Chaise Longue está explorando alguns conceitos em fase inicial com a Airbus sobre soluções de assentos de dois níveis para aeronaves comerciais da companhia. Dada a natureza desse nível de fase inicial, pedimos sua compreensão para o fato de que preferimos não fazer mais comentários nesse estágio”, declarou a empresa em nota.
A fabricante também esclareceu que o projeto não partiu de sua própria equipe de inovação, destacando que é comum receber propostas de parceiros e fornecedores anualmente. Segundo a Airbus, essas sugestões variam em ousadia e impacto, mas nem todas chegam a ser adotadas.
A possibilidade de assentos em dois andares reflete uma busca por equilibrar eficiência e bem-estar a bordo, especialmente em rotas longas onde o conforto é um diferencial competitivo.
Por enquanto, o conceito segue como uma aposta da Chaise Longue para conquistar a atenção da indústria aeronáutica. Seja ou não implementado, o projeto já desperta curiosidade sobre o futuro das viagens aéreas e como as companhias podem reinventar o espaço interno das aeronaves para atender às expectativas dos passageiros.