Em missão no Brasil, o relator especial para a liberdade de expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca Villarreal, comentou em entrevista exclusiva ao Metrópoles as denúncias feitas por parlamentares da oposição ao governo Lula durante encontro nesta terça-feira (11/2) no Congresso Nacional.
O colombiano afirmou que está “impressionado” com os relatos, que incluem acusações de infrações a direitos humanos, principalmente em relação ao que eles consideram ser censura vinda do sistema judicial. “O tom dos relatórios é realmente impressionante. Temos que analisar isso com calma”, disse Villarreal.
EXCLUSIVO: enviado da OEA se diz “impressionado” com denúncias de parlamentares sobre liberdade de expressão.
“O tom dos relatórios é realmente impressionante”, afirmou Pedro Vaca Villareal em entrevista a @SamPancher.
O relator especial para a liberdade de expressão da OEA… pic.twitter.com/i7u04cZHqI
— Metrópoles (@Metropoles) February 11, 2025
Em coletiva na Câmara dos Deputados, também nesta terça, deputados do Partido Liberal (PL) falaram da reunião com o enviado da OEA e reforçaram o pedido para que seja pautado em plenário o projeto de lei que visa conceder anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023.
Por sua vez, o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, também se pronunciou, afirmando: “Nenhuma pauta [da oposição] é mais importante que a censura, a perseguição e o abuso de poder que estamos experimentando no Brasil”. E mais: FAB abate avião venezuelano que voava irregularmente no espaço aéreo brasileiro. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: Metrópoles)