O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ao Brasil nesta terça-feira (26) para uma visita oficial de três dias. Ele foi recebido por Lula (PT) em Belém (PA). Ambos seguiram a bordo de um barco pelo Rio Guamá em direção à Ilha do Combu, onde Macron vai visitar uma produtora local de cacau. É a primeira vez que o presidente francês vai à Amazônia. Clique AQUI para ver mais fotos do encontro.
A visita contou com viagem de barco, que levou ambos, além do governador Helder Barbalho, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e outras autoridades da Estação das Docas, ponto turístico na área continental de Belém, até a ilha do Combu, uma das principais na capital paraense e onde fica uma fábrica de chocolates visitada, no Dia Nacional do Cacau.
No local, o cacique Raoni foi condecorado pelo presidente francês, enquanto outros indígenas discursaram sobre a importância a floresta e os povos indígenas.
Lula chegou por volta das 15h30; já Macron por volta das 16h. Eles seguiram para a Estação das Docas – um dos principais pontos turísticos de Belém.
Na Estação, o petista e Macron foram recebidos pelo governador Helder Barbalho (MDB) e embarcaram rumo à ilha do Combu.
Lula e Macron emitiram duas declarações de atuação conjunta na área ambiental. Segundo os governos, o acordo prevê o investimento de € 1 bilhão nos próximos anos na chamada bioeconomia, envolvendo ações na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. A Macron, o petista disse que ‘tem compromisso’ de zerar o desmatamento da Amazônia. Assista a seguir.
O presidente Lula reforçou o compromisso do governo federal com o desmatamento zero e com a preservação da nossa Amazônia, durante encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, no Pará, nesta terça-feira (26).
📲DIGITAL/PR pic.twitter.com/jIvCLVyYLW
— Governo do Brasil (@govbr) March 26, 2024
Ainda na reunião ao ‘ar livre’, Lula cometeu uma gafe e chamou Macron de ‘Nikolas Sarkozy’, ex-presidente francês. Confira! E mais: Contas do governo têm rombo de R$ 58,4 bilhões em fevereiro. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fontes: G1; R7; EBC)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu uma gafe e confundiu o nome do presidente da Franca, Emmanuel Macron, com o do ex-presidente francês Nikolas Sarkozy. O deslize ocorreu nesta terça-feira, 26, em uma agenda realizada em Belém. pic.twitter.com/5oUmXptXSQ
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) March 26, 2024