Se hoje o Brasil tem um governo de direita defendendo pautas como liberdade econômica e patriotismo, certamente não foi assim “na história recente desse país”.
Tanto que em 2009, durante a campanha para o primeiro mandato de Dilma Roussef, o então presidente Lula celebrava ter, “pela primeira vez”, um debate com candidatos ao Poder Executivo todos do lado esquerdo ideológico.
“Pela primeira vez, nós não vamos ter um candidato de Direita na campanha”, dizia o petista em evento pela comemoração, naquele ano, de 45 anos de criação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). “Não é fantástico isso?”, questionou. Segundo Lula, em vídeo da época, o fato era uma “conquista”.
Para efeito de comparação, no último debate do SBT, no sábado (24), havia mais equilíbrio entre Esquerda x Direita. No encontro, a centro-direita foi representada pelo presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, pelo Padre Ortodoxo Kelmon, do PTB, e por Felipe D´Avilla, do partido Novo, que defende o liberalismo econômico.
Assista abaixo a Lula celebrando a hegemonia esquerdista em vídeo compartilhado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL)!
Há cerca de 12 anos o ex-presidiário se gabava de só haver candidatos a presidente de esquerda.
Após o governo Bolsonaro, hoje os candidatos disputam o voto dos CACs e falam abertamente em armamento. pic.twitter.com/Jxvd9W8Hqn
— Eduardo Bolsonaro 22.22🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 24, 2022