Elon Musk, CEO da Tesla, revelou em uma publicação no X que sua empresa lançará robôs humanoides em 2025. Segundo Musk, os robôs estarão disponíveis para venda a outras companhias em 2026.
“A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no ano que vem e, esperançosamente, em alta produção para outras empresas em 2026″, escreveu o bilionário sul-africano.
Embora a publicação de Musk não dê mais detalhes, é possível que ele se refira ao Optimus, robô humanoide já em desenvolvimento pela Tesla, que ainda não chegou ao mercado. Em abril, Musk afirmou que o Optimus estaria disponível até o final do ano, com ampla comercialização prevista para 2025. Em janeiro, ele divulgou um vídeo de um robô dobrando uma camiseta (assista ao fim da reportagem).
Musk já declarou que a meta da Tesla é produzir robôs em massa, com um custo inferior a US$ 20 mil por unidade.
O anúncio ocorre em um momento estratégico. Elon Musk está se esforçando para reduzir custos na Tesla, devido à queda na demanda por seus carros. “No geral, nosso foco continua na redução de custos por toda a empresa”, informou a Tesla em uma atualização direcionada aos investidores.
Se as expectativas de Musk sobre a capacidade e o preço de produção dos robôs humanoides forem cumpridas, o projeto pode se tornar uma alternativa valiosa para a Tesla. Caso contrário, o projeto pode não ser tão benéfico para o bilionário neste momento de dificuldades financeiras. E mais: Paris 2024: Brasil tem decepção em disputa por medalhas no 3º dia dos jogos. Clique AQUI para ver. (Foto: Tesla/Divulgação; Fonte: Estadão)
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024