O homem mais rico do mundo e atual chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, usou sua plataforma X, uma de suas empresas, para endossar um pedido de impeachment de Luiz Inácio Lula da Silva.
O empresário retuitou, em seu perfil pessoal, uma postagem com imagens dos protestos que levaram à queda de Dilma Rousseff em 2016.
O tweet de Musk acumulou mais de 16,7 milhões de visualizações na manhã deste sábado. “Wow”, foi a única palavra que ele usou ao compartilhar a postagem.
A publicação original, de Mario Nawfal, também foi compartilhada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, em um momento em que a oposição tenta mobilizar o público e inflamar uma “onda nacional de protestos”.
O senador Flávio Bolsonaro compartilhou o post de Musk em seu perfil, afirmando que “o resgate do Brasil já começou”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro também ecoou a reação do bilionário em suas redes sociais. A mensagem à qual Musk reagiu menciona que as manifestações contra Lula ocorrerão em 120 cidades do país. Mario Nawfal, o autor original, observa que “o movimento está ganhando força pelo Brasil devido aos crescentes sinais de oposição ao governo [de Lula]”.
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025
Rejeição
Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada na sexta-feira, a parcela do eleitorado que avalia o governo Lula como ótimo ou bom despencou 11 pontos percentuais em dois meses, de 35% para 24%.
Entre aqueles que votaram em Lula no segundo turno de 2022, a queda foi de 20 pontos. No geral, a avaliação negativa do governo (ruim ou péssima) também atingiu um recorde. O levantamento entrevistou 2.007 eleitores entre 10 e 11 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A postagem compartilhada por Elon Musk sinaliza uma nova etapa na tensão entre o empresário e as autoridades brasileiras.
No ano passado, o X chegou a ser bloqueado no Brasil por meses, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que exigia de Musk o cumprimento de decisões judiciais e o pagamento de multas por não conformidade. Após várias críticas ao que ele chamou de atuação autocrática do ministro, Musk cedeu e o acesso dos usuários brasileiros foi restabelecido. E mais: Cachorro ‘processa’ Prefeitura de João Pessoa (PB) por mau atendimento veterinário. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: O Globo)