A SpaceX, sob o comando de Elon Musk, alcançou um novo marco ao capturar, pela segunda vez desde outubro, o propulsor “SuperHeavy” usando braços mecânicos apelidados de “hashis” na torre de lançamento. Este foi o sétimo teste do tipo, demonstrando um controle avançado na descida do propulsor.
No entanto, a jornada não foi totalmente bem-sucedida para a nave Starship, localizada na parte superior do foguete. Após perder contato com a base, a SpaceX confirmou que a nave sofreu uma “desmontagem rápida não programada”, termo técnico para explosão.
Em uma atualização na plataforma X, Elon Musk compartilhou vídeos da explosão, explicando que “a indicação preliminar é de que tivemos um vazamento de oxigênio/combustível na cavidade acima da barreira de proteção do motor da nave, grande o suficiente para gerar uma pressão além da capacidade de ventilação”.
Ele detalhou ainda que, além de revisar a presença de vazamentos, a equipe planeja adicionar sistemas de supressão de fogo na área afetada e potencialmente ampliar a área de ventilação. Musk também assegurou que não há necessidade atual de postergar o próximo lançamento para além do próximo mês.
O empresário compartilhou diversas imagens e vídeos do evento, incluindo a explosão no céu, em sua rede social, acompanhado por um público significativo. Em um tom irônico, ele comentou: “Sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido”. Veja a seguir! (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: O Globo)
Success is uncertain, but entertainment is guaranteed! ✨
pic.twitter.com/nn3PiP8XwG— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
Starship exploding captured on an airplane pic.twitter.com/Y5maQrfmPG
— Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) January 17, 2025