O que Elon Musk espera para o futuro do comércio entre EUA e Europa?

direitaonline



O bilionário norte-americano Elon Musk declarou neste sábado (5) que espera um futuro de liberdade total de comércio entre os Estados Unidos e a Europa. Suas declarações surgem dias após o anúncio de tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os parceiros comerciais, incluindo países da União Europeia.

Musk, que tem sido conselheiro de Trump e, em diversas ocasiões, se posicionou a favor de políticas mais rígidas em relação à imigração e ao comércio, fez essas observações em um congresso organizado pelo Partido da Liga, uma legenda de direita co-governante na Itália, transmitido por vídeo de Florença, com liderança de Matteo Salvini, ministro do governo Giorgia Meloni.



“O objetivo é, no final das contas, chegar a uma situação de tarifa zero, criando uma verdadeira zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, afirmou Musk, ressaltando a importância de promover um ambiente comercial mais fluido entre os dois continentes.

A fala de Musk ocorre em meio aos planos de Trump, anunciados na última quarta-feira (2), que impõem tarifas gerais de 20% sobre produtos da União Europeia, com destaque para a Itália, que possui um grande superávit comercial com os Estados Unidos. Durante o evento, que teve a participação do líder da Liga, Matteo Salvini, Musk também defendeu maior liberdade de circulação para pessoas entre os dois continentes.



“Se alguém deseja trabalhar na Europa ou na América do Norte, deve ter permissão para isso”, disse o empresário, acrescentando que esse foi seu conselho a Trump.

Musk, que já demonstrou proximidade com a primeira-ministra de direita da Itália, Giorgia Meloni, e com seu partido, Irmãos da Itália, aproveitou para reafirmar seu apoio à Liga de Salvini.



Por outro lado, o ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, também membro da Liga, afirmou que o governo italiano pretende “diminuir a escalada” com os Estados Unidos em relação às tarifas e advertiu contra a imposição de represálias comerciais.

Recentemente, Musk expressou gratidão a Salvini, após o líder italiano sugerir que a Itália adotasse o sistema de comunicações via satélite da empresa Starlink, do bilionário. Veja mais abaixo (em italiano)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF forma maioria para tirar receitas próprias do Judiciário do novo arcabouço fiscal

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para retirar as receitas próprias do Judiciário das limitações impostas pelo novo arcabouço fiscal. Cinco ministros acompanharam o entendimento do relator do caso, Alexandre de Moraes, que defendeu que essas verbas não devem se submeter às regras estabelecidas pela nova estrutura fiscal. […]