Eletrobras deve se tornar sócia dos irmãos Batista em distribuidora de energia

direitaonline



Uma reportagem da jornalista Raquel Landim, ex-CNN e atual colunista do UOL, revela que a Eletrobras está próxima de se tornar sócia dos irmãos Joesley e Wesley Batista, atuais proprietários da Amazonas Energia, distribuidora beneficiada por uma medida provisória do Ministério de Minas e Energia do governo Lula.

A Âmbar, braço energético da holding J&F, apresentou nesta sexta-feira uma proposta à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para adquirir a Amazonas Energia. Há pouco mais de um mês, a Âmbar adquiriu um grupo de termelétricas da Eletrobras na região Norte por R$ 4,7 bilhões. Essas termelétricas fornecem energia para a Amazonas Energia.

A Amazonas Energia possui uma dívida de quase R$ 10 bilhões com a Eletrobras, referente à energia fornecida por essas termelétricas e nunca paga. O contrato de compra previa que essa dívida poderia ser convertida em participação acionária na nova empresa saneada. Segundo Landim, a Eletrobras deve deter 30% de participação acionária no negócio.

Para a Âmbar, dois fatores foram cruciais na aquisição da Amazonas Energia: a medida provisória do governo, que flexibilizou várias obrigações da distribuidora junto aos órgãos reguladores, e o acordo com a Eletrobras, que eliminou a dívida bilionária da distribuidora.

Além disso, os irmãos Batista estão investindo na Bolívia e esperam contar com mais apoio do governo brasileiro. Isso porque o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está negociando com os bolivianos a possibilidade de empresas brasileiras importarem gás diretamente da Bolívia sem passar pela Petrobras a partir de outubro, beneficiando a Fluxus, outra empresa dos irmãos Batista. Clique AQUI para ver na íntegra.

Por falar nisso….
…Ciro Gomes concedeu entrevista ao portal UOL, em que, entre outros assuntos, tratou da negociação dos irmãos Batista com as empresas de energia. Assista abaixo!

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula não desistiu de ‘imposto do pecado’ em armas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou ontem (12) que o governo Lula vai trabalhar junto ao Senado Federal para incluir armas de fogo na lista do Imposto Seletivo, conhecido como “imposto do pecado”. “Vamos lutar no Senado para que o imposto seletivo inclua as armas”, afirmou Haddad durante um […]