O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) protocolou um requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara solicitando a convocação do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho (foto acima), para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de corrupção recebidas pelo órgão em 2023 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Clique AQUI para ver o requerimento na íntegra.
De acordo com a justificativa apresentada, Carvalho deverá “esclarecer qual prosseguimento foi dado às diversas denúncias, reclamações e comunicações de corrupção no âmbito do governo federal de 2023”.
O deputado menciona que, segundo informações divulgadas pela imprensa, a CGU recebeu 1.412 queixas de corrupção até 13 de dezembro deste ano, representando um aumento de 31,7% em relação ao ano anterior, conforme reportado pelo portal Metrópoles.
Eduardo Bolsonaro destaca a importância de esclarecer os fatos relatados e solicita a aprovação do requerimento pelos colegas deputados. A CGU é o órgão responsável pelo controle interno do governo federal, atuando na prevenção e combate à corrupção, transparência da gestão e coordenação do sistema de ouvidorias, além de supervisionar tecnicamente o Sistema de Controle Interno.
O Ministério da Saúde foi apontado como o órgão federal com o maior número de denúncias de irregularidades em 2022 e 2023, totalizando 140 casos enviados para análise da CGU no presente ano.
A convocação de Vinícius Marques de Carvalho aguarda aprovação pela CFFC, presidida pela deputada Bia Kicis e composta majoritariamente por parlamentares da oposição. A presença do representante do governo é obrigatória em caso de aprovação da convocação.
E veja também: Senador apresenta projeto para tirar do Presidente a missão de indicar Ministro do STF. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander