Dólar encerra 2024 em leve queda, mas registra alta anual de 27,35%

direitaonline



O dólar terminou a última sessão de 2024 em leve baixa frente ao real, após o Banco Central realizar um leilão de US$ 1,815 bilhão no mercado à vista.

A operação fez a moeda americana recuar para abaixo de R$ 6,20 no início da tarde desta segunda-feira (30), mas, ao longo do dia, a divisa voltou a oscilar devido ao ajuste de posições dos investidores.



Mesmo com a queda pontual, o dólar acumulou uma alta de 27,35% frente ao real em 2024, marcando seu maior avanço anual desde 2020, quando a valorização foi de 29,36%. O desempenho reflete a força global da moeda americana, impulsionada por expectativas de que a política econômica nos Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, seja inflacionária e pró-crescimento.

Levantamento da Bloomberg aponta que, entre 31 moedas internacionais, o real apresentou um dos piores desempenhos no ano, com uma desvalorização de 21,47% frente ao dólar. Até mesmo o rublo russo, que perdeu 17,08% em relação à moeda americana, teve um resultado menos negativo do que a divisa brasileira.



Entre outras moedas de países emergentes, o peso mexicano registrou queda de 17,94% no ano, enquanto o rand sul-africano apresentou desvalorização bem mais moderada, de apenas 2,17%.

A volatilidade observada na sessão desta segunda-feira também foi influenciada pela formação da taxa Ptax, uma referência cambial usada em contratos com vencimento no início de janeiro. Esse processo costuma aumentar as oscilações do mercado no último dia útil de cada mês.



O desempenho do dólar em 2024 reflete um cenário de incertezas econômicas globais e pressões internas que continuam a impactar o real, consolidando um ano difícil para a moeda brasileira no mercado internacional. E mais: Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos em 2025. Clique AQUI para ver. (Fontes: InfoMoney; O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Músico do 'Jota Quest' morre aos 54 anos

Renato Tommaso, músico e roadie da banda Jota Quest, faleceu no último domingo (29) aos 54 anos. A notícia foi confirmada pelo perfil oficial do grupo nas redes sociais, que lamentou profundamente a perda. “Grande amigo, um pai de família exemplar, baixista incrível, super profissional, parceiro de infindáveis papos sobre […]