Flávio Dino registrou boletim de ocorrência, nesse domingo (29) à noite, contra um homem que o teria chamado de ‘ladrão’. O caso aconteceu em um edifício residencial no Sudoeste, no Distrito Federal. A assessoria do ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula confirmou à emissora CNN que a ocorrência foi registrada como desacato, na 3ª Delegacia de Polícia, do Cruzeiro.
De acordo com o relato, o morador do local teria chamado Dino de “ladrão”, assim como teria proferido ataques verbais aos seguranças do ministro. Todos teriam sido chamados de “cachorros do Dino”, segundo reportagem do Metrópoles.
A Polícia do Distrito Federal tentou intimar o autor das falas ainda na noite de domingo, mas ele não foi localizado. Assim, a PCDF pretende ouvir o morador do prédio nesta segunda-feira (30/1). Ele deverá responder por desacato, assinar um Termo Circunstanciado — relacionado a crimes de menor potencial ofensivo — e ser liberado em seguida.
Retratação de jornalistas
Com apenas um mês no cargo, esse não é o primeiro caso em que o Ministro de Lula ameaça recorrer à Justiça por falas que o desagradam. Isso porque, em semanas atrás, o ministro foi chamado de “hipócrita” e “comunista obeso” por um comentarista do programa Boa Tarde Brasil, da Rádio Guaíba, que pertence à Record.
No programa, o radialista Júlio Ribeiro falava sobre a possibilidade de o irmão de Dino, Nicolau Dino, ser escolhido para a PGR (Procuradoria-Geral da República). Ele também disse que o presidente Lula (PT) pode não escolher o novo procurador por meio da lista tríplice –com três nomes eleitos pelo órgão como sugestão ao presidente.
“É ‘A Família Dinossauro’. Querida, cheguei”, disse o consultor financeiro Ary Alcântara, imitando o personagem e arrancando risos dos outros convidados. E prosseguiu: “O Dino, esse é de uma hipocrisia total. Nada contra os obesos, mas ele é uma pessoa obesa. E um comunista obeso [o ex-ministro foi do partido comunista] é uma coisa… Poderiam comer três ou quatro famílias com aquilo que ele come diariamente”, disse.
No Twitter, Dino escreveu que espera retratação da Rádio Guaíba. “Soube que em uma rádio do RS se dedicaram a comentários agressivos, preconceituosos e criminosos contra mim. Espero retratação. De todo modo, adianto que não invejo a esqualidez de pessoas que precisam de Código Penal, Código de Ética e um espelho.”