Ranking anual revela lugares mais desejados para viajar na Europa em 2025

direitaonline

O ranking anual da European Best Destinations revelou os lugares mais desejados para viajar na Europa em 2025. Com mais de 1,2 milhão de votos vindos de 158 países, a pesquisa bateu recorde de participação e destacou 20 locais entre mais de 500 candidatos. No topo da lista, Mônaco se consagrou como o destino preferido, com 115.891 votos — 98% deles de turistas estrangeiros.

Segundo a entidade, o principado oferece “tudo o que os viajantes exigentes procuram em 2025: luxo sustentável, natureza, bem-estar, gastronomia, conservação, atividades esportivas e compras de grife”.

A escolha levou em conta critérios como qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, programação cultural, impacto nas redes sociais e reconhecimento por organismos internacionais — como UNESCO, Comissão Europeia e premiações de turismo ecológico. A seleção também contou com o apoio de mais de 500 escritórios de turismo e da Rede EDEN, ligada à União Europeia.

Riga, capital da Letônia, ficou em segundo lugar e ainda recebeu o título de Melhor Destino Báltico. Em seguida, aparecem Dubrovnik e Cavtat (Croácia), Madrid (Espanha) e Namur (Bélgica) entre os cinco primeiros colocados.

O restante da lista contempla desde cidades históricas como Bath (Inglaterra) até destinos pouco conhecidos, como Olhão (Portugal) e Antipaxos, uma ilha grega voltada ao turismo sustentável.

A EBD define a seleção como um reflexo das “novas prioridades dos viajantes modernos” — que buscam experiências autênticas, equilíbrio entre natureza e cultura, e alternativas menos exploradas ao turismo de massa.

Mônaco, tradicionalmente associado ao luxo, tem se reinventado com políticas voltadas ao turismo verde, preservação marinha e urbanismo responsável. A cidade também atrai casais na faixa dos 25 a 45 anos e foi a mais votada da Riviera Francesa desde o início da premiação. (Foto: PixaBay; Fonte: Forbes)

Destinos preferidos da Europa
1. Mônaco

2. Riga, Letônia

3. Dubrovnik e Cavtat, Croácia

4. Madrid, Espanha

5. Namur, Bélgica

6. Amsterdã, Países Baixos

7. Olhão, Portugal

8. Ilha de Mljet, Croácia

9. Lisboa, Portugal

10. Antipaxos, Grécia

11. Dhërmi, Albânia

12. Bath, Reino Unido

13. Folegandros, Grécia

14. Istambul, Turquia

15. Èze, França

16. Ascona, Suíça (foto da reportagem)

17. Ålesund, Noruega

18. Cassis, França

19. Sevilha, Espanha

20. Porto-Montenegro, Montenegro

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Fim da escala 6x1? Deputados preferem proposta alternativa

Parlamentares ligados ao setor de comércio e serviços, juntamente com representantes da Unecs (União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços), divulgaram nesta semana um manifesto contrário à proposta de emenda constitucional que pretende alterar o regime de trabalho para quatro dias semanais e 36 horas totais. O documento defende, […]