Desemprego recua para 7,5% no trimestre terminado em novembro

direitaonline



A taxa de desocupação no trimestre encerrado em novembro foi de 7,5%. É o menor índice desde fevereiro de 2015. Especificamente para trimestres terminados em novembro, o índice é o menor desde 2014, quando alcançou 6,6%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado de novembro significa uma redução de aproximadamente 0,3% em relação ao trimestre encerrado em agosto, quando a taxa estava em 7,8%. Já o indicador do trimestre encerrado em agosto de 2022 era de 8,1%.

 

 

O resultado foi influenciado pelo número de pessoas ocupadas, estimado em 100,5 milhões, o maior desde que a série histórica foi iniciada, em 2012. O número de desempregados ficou estável, 8,2 milhões de pessoas.

Dos brasileiros que trabalham, a informalidade contempla 39,2% da população ocupada. O índice equivale a 39,4 milhões de trabalhadores. Nos 3 meses anteriores, a taxa era de 39,1%.

Em número totais, o número de empregados sem carteira foi de 13,4 milhões, o maior da série histórica. Das dez atividades econômicas analisadas pelo IBGE, houve aumento no número de ocupados apenas na indústria, 369 mil pessoas, e na construção, 199 mil. As demais atividades permaneceram estáveis.

Rendimento
O rendimento médio real do trabalhador chegou a R$ 3.034, aumento de 2,3% no trimestre. Em relação ao ano passado, a alta foi de 3,8%. No trimestre, esse crescimento foi mais acentuado entre os empregados com carteira assinada no setor privado (2,1%) e os trabalhadores por conta própria com CNPJ (7,6%).

“Na comparação anual, nenhuma forma de inserção apresentou queda no rendimento, seja no trabalho formal, seja no informal. Todos registraram variação positiva”, ressalta a pesquisadora do IBGE.

A pesquisa do IBGE é feita com uma amostragem de 211 mil domicílios em todo o país e busca informações sobre qualquer forma de trabalho, como contratados com carteira assinada, por conta própria e informais. E veja também: ‘Afuera’: Milei envia carta a Lula e avisa que Argentina está fora do BRICS. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Agência Brasil; Poder360
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro (PL) é flagrado cortando o cabelo em barbearia simples de Alagoas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi flagrado cortando o cabelo em uma barbearia simples de ‘Porto de Pedras’, em Alagoas, nesta sexta-feira (29/12). Um vídeo publicado nas redes sociais de Gilson Machado, ministro do Turismo durante o governo Bolsonaro, mostra o ex-presidente sentado em uma cadeira de plástico enquanto um […]