Desejo de Guedes, entrada no Brasil na OCDE pode aumentar PIB em 0,4% por ano, diz Ipea

direitaonline



A adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pode aumentar em 0,4% o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao ano. O percentual equivale, em uma perspectiva de PIB de 2021, a R$ 28 bilhões anuais. A perspectiva de crescimento está no estudo “Acessão do Brasil à OCDE: impactos econômicos esperados”, publicado nessa sexta-feira (03) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 25 de janeiro de 2022, o Conselho da OCDE decidiu iniciar discussões sobre adesão com o Brasil. Isto se segue à cuidadosa deliberação dos Membros da OCDE com base em seu Quadro de Considerações dos Membros Potenciais e no progresso feito pelo Brasil desde seu pedido de adesão à OCDE.

Um roteiro individual para o processo de avaliação detalhada será preparado, assim que o Brasil confirmar sua adesão aos valores, visão e prioridades refletidas na Declaração de Visão dos 60 Anos da OCDE e na Declaração do Conselho Ministerial adotada no ano passado.

A análise destaca que o Brasil é o país não membro da OCDE com maior grau de adesão aos instrumentos normativos e que participa do maior número de comitês da organização. Entre os ganhos esperados com a acessão, estão a elevação do ritmo de crescimento da renda per capita, o avanço nos indicadores de controle da corrupção e da qualidade regulatória e o aumento do investimento estrangeiro direto, em particular dos Greenfield Investments.

A nota destaca um estudo de Otaviano Canuto e Tiago dos Santos, publicado na revista Tempo do Mundo, do Ipea, em que os autores recordam que a entrada de países na União Europeia (UE) propiciou, em regra geral, um aumento de 0,6% a 0,8% no PIB por ano. Os autores projetam, então, que os benefícios da acessão à OCDE para o Brasil seriam aproximadamente a metade do observado, em média, entre os europeus que aderiram à UE, ou 0,4%.

E veja também: Bolsonaro “revisa” reportagem do UOL: “e o menor índice de homicídios em 15 anos”. Clique aqui para ver.


Fontes: Ipea; OCDE

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STJ suspende decisão que autorizou show de Gusttavo Lima na Festa da Banana

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins (foto abaixo), suspendeu, neste domingo (5), a decisão de um juiz plantonista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que havia liberado a realização dos shows previstos na Festa da Banana, no município de Teolândia. Neste domingo, a programação […]