Um edifício de dez andares desabou em Villa Gesell, Argentina, nesta terça-feira (29), deixando pelo menos sete pessoas desaparecidas sob os escombros do que funcionava como um hotel.
O incidente mobilizou bombeiros locais e equipes de resgate de cidades vizinhas, que trabalham na remoção dos escombros no Hotel Dubrovnik, localizado na cidade turística a aproximadamente 350 km de Buenos Aires.
Segundo o chefe dos bombeiros de Villa Gesell, Hugo Piris, entre sete e nove pessoas estavam dormindo no prédio quando ocorreu o desabamento. Ele também relatou que o local passava por obras, e uma construção mais baixa próxima ao hotel foi atingida pelos destroços.
A Prefeitura de Villa Gesell afirmou que a reforma em andamento no edifício não possuía autorização oficial e violava as normas de segurança municipais. Segundo o comunicado, a prefeitura havia identificado a irregularidade em agosto, interrompendo a obra na época. Embora as causas do colapso ainda estejam sob investigação, a prefeitura sugeriu que a estrutura traseira do prédio poderia estar sendo alterada de forma clandestina.
Piris explicou que as equipes foram acionadas por volta da 1h da madrugada (horário local), e que as buscas estão sendo conduzidas com cautela devido à instabilidade dos escombros. Cães farejadores estão sendo utilizados para localizar pontos específicos onde podem estar as vítimas.
As operações de resgate contam com a presença de bombeiros voluntários da região de Buenos Aires e outras províncias, além de brigadas de resgate de Mar del Plata e equipes municipais de Saúde, Segurança, Defesa Civil e Trânsito. O ministro de Segurança da província de Buenos Aires, Javier Alonso, e o prefeito Gustavo Barrera também estão no local acompanhando as buscas.
Prédio que abrigava apart-hotel desaba na Argentina. Uma pessoa morreu e até 10 estão desaparecidas.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews com: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/Tv6KVrwfWc
— GloboNews (@GloboNews) October 29, 2024