O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) protagonizou um episódio de agressão e expulsão de um integrante do MBL nesta terça-feira (16) nas dependências da Câmara dos Deputados.
O indivíduo envolvido na contenda com Braga foi identificado como o youtuber Gabriel Costenaro. Ambos foram encaminhados à Polícia Legislativa da Casa. A origem da discussão que culminou em empurrões e chute não está clara.
Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Braga alegou que esta seria a quinta vez em que Costenaro “provoca” membros do Psol e que não tolerará “intimidação de militante fascista do MBL”. Além disso, afirmou não se arrepender de ter empurrado e chutado o youtuber para fora da Câmara.
Por outro lado, representantes do MBL contestaram essa versão dos eventos. Eles informaram ao portal ‘Poder360’ que Braga abordou Costenaro durante o horário do almoço e que teria sido o congressista a iniciar a agressão física, empurrando o youtuber. Costenaro estava na Câmara para apoiar um ato de motoristas de aplicativos.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, avisou que entrará com um pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) após o parlamentar expulsar a chutes da Câmara um militante do MBL.
O anúncio foi feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a briga envolvendo Braga e Gabriel Costenaro nesta terça-feira (16/4), no anexo II da Câmara, em Brasília. “O PL representará no conselho de ética contra o deputado. Este é não é o decoro de um parlamentar”, escreveu Eduardo em suas redes sociais.
Deputado Glauber Braga põe influencer pra fora da Câmara dos Deputados dando pé na bunda.
📸Lula Marques. pic.twitter.com/CXXRAllWNX
— Lula Marques (@LulaMarques) April 16, 2024
Completamente alterado, Glauber Braga partiu pra cima até do Kim Kataguiri. pic.twitter.com/yVX9q9lD0m
— Junio Amaral (@cabojunioamaral) April 16, 2024