Deputado denuncia Lula ao tribunal de Haia por mortes de yanomamis

direitaonline



O deputado Gustavo Gayer (PL-RJ) tomou uma posição firme diante do aumento da mortalidade entre os povos Yanomami, ao protocolar uma denúncia contra  Lula no Tribunal Internacional de Haia. Gayer destacou um significativo aumento no número de indígenas mortos no primeiro ano de Lula.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Gayer explicou que a denúncia está solidamente fundamentada, argumentando que o petista é o responsável. Os dados do Ministério da Saúde revelam que, até novembro de 2023, 308 Yanomamis perderam a vida, sendo mais da metade crianças de 0 a 4 anos, totalizando 52% (162). Dessas, 104 eram bebês com até um ano.

A taxa de mortalidade infantil entre os Yanomamis agora supera os números registrados em Serra Leoa, considerado pela ONU como o país mais letal para crianças na África, com uma estimativa de 78,2 mortes a cada mil habitantes.

O pesquisador Estêvão Benfica Senra, do Instituto Socioambiental, publicou um artigo afirmando que o governo federal falhou em sua promessa de melhorar as condições de saúde na Terra Indígena Yanomami.

O aumento da mortalidade e as condições de saúde precárias entre os Yanomamis têm suscitado críticas e preocupações, e a denúncia do deputado Gayer busca responsabilizar Lula perante o Tribunal Internacional de Haia por sua gestão na questão indígena. Assista abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Anistia a Bolsonaro e a outros envolvidos no ‘8 de Janeiro’ é possível

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), eleita na última quarta-feira (6), afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que consideraria a possibilidade de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. De Toni destacou que, se a oportunidade surgir, ela abraçará a ideia. […]