Quem deseja estar entre os primeiros a receber a restituição do Imposto de Renda 2025 precisa enviar a declaração com rapidez. O prazo para concorrer ao primeiro lote termina em 9 de maio, e a consulta ao lote será liberada a partir do dia 23 do mesmo mês. Atenção: a Receita não cobra por ‘consulta’, por ‘adiantamento de valores’, etc. Busque sempre canais oficiais para informações e consultas relacionadas ao Imposto de Renda.
Nos últimos três anos, os dois primeiros lotes foram integralmente destinados aos contribuintes que se enquadram nas regras de prioridade previstas por lei. Em 2024, apenas no terceiro lote começaram os pagamentos para pessoas fora do grupo prioritário.
Na ordem de liberação dos reembolsos, seguem à frente os idosos com mais de 80 anos, depois os com idade entre 60 e 80 anos, além de pessoas com deficiência ou doença grave. A Receita Federal também manteve o critério de preferência para quem usou a declaração pré-preenchida e escolheu o Pix como forma de recebimento.
Apesar disso, a hierarquia de prioridade é mantida da seguinte forma, independentemente da forma de preenchimento da declaração ou da escolha do Pix:
– Contribuinte com idade igual ou superior a 80 anos;
– Idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave;
– Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– Utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix;
– Demais.
Quando começa o pagamento da restituição do Imposto de Renda?
Lote – Data de pagamento
1º lote – 30 de maio de 2025
2º lote – 30 de junho de 2025
3º lote – 31 de julho de 2025
4º lote – 29 de agosto de 2025
5º lote – 30 de setembro de 2025
Como funciona o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2025?: A restituição do Imposto de Renda 2025, assim como em todos os anos, é paga em lotes mensais – isso significa que, conforme agenda divulgada pela Receita Federal, a cada mês uma leva de contribuintes receberá parte do imposto de volta. Normalmente, são cinco lotes oficiais, além de alguns lotes residuais.
Vale lembrar que nem todos os contribuintes têm direito à restituição. Somente aqueles que conseguem deduzir gastos, que contribuíram mais do que era preciso e que não caíram na malha fina terão valores a receber.
Qual o meu lote da restituição?: Não é possível saber com antecedência em que lote da você receberá. Geralmente, uma semana antes da liberação de cada lote, a Receita Federal divulga quem entrou naquela leva de restituições.