Dados sobre crescimento e melhora fiscal do Brasil são irrefutáveis, diz Ministro Guedes

direitaonline



O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou, nesta quinta-feira (8/12), do 27º Prêmio Tesouro de Finanças, realizado pelo Tesouro Nacional, que distribuiu quase R$ 60 mil aos trabalhos vencedores em duas categorias: “Monografias” e “Soluções”.

Guedes exaltou a cerimônia de premiação, chamando-a de “celebração de economistas”, e afirmou que os dados que mostram o crescimento da economia e a melhora fiscal são “irrefutáveis”.

Entre as ações do Ministério da Economia nos últimos anos, Guedes destacou o controle do déficit público e as iniciativas para geração e preservação de empregos ante as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

“Mesmo em condições de profundo estresse, nós trouxemos o desemprego de 14,9% para 8,3%”, disse o ministro na solenidade de premiação, que ocorreu de forma virtual. “Quero fazer essa celebração com a turma do Tesouro aqui. Os nossos dados são irrefutáveis. Nós temos pela primeira vez em oito anos superávit primário nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal”, afirmou, complementando que as estimativas mais recentes são de dívida pública abaixo dos 74% do PIB no fim do ano, patamar inferior ao do início do governo.

O chefe da pasta da Economia declarou ainda que o Brasil está adotando as medidas necessárias de controle inflacionário e disse acreditar que, em 2023, a economia do país pode repetir crescimento de cerca de 2,5%. “O Brasil, pela primeira vez na história, tem inflação abaixo da América do Norte, inflação abaixo da Europa, e com crescimento acima. E as revisões de crescimento mostram que o Brasil vai crescer. Cresceu 5% em 2021, e 3% já em 2022. E pode repetir 2,5% [no ano que vem], são as nossas expectativas hoje”.

“No ano que vem, com a inflação descendo, o Banco Central começa a descer os juros. E aí entra também o componente cíclico, além do componente estrutural”, completou. Guedes alertou, no entanto, “que qualquer recuo nos passos que demos, é um erro técnico, e vai cobrar um preço”. Assista abaixo à fala do Ministro Guedes.

E veja também: Paulo Guedes recebe Haddad em Brasília. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Ministério da Economia
Imagem: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Programa ‘Mais Luz para a Amazônia’, do Governo Federal, chega à marca de 44 mil pessoas beneficiadas

O Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) ultrapassou, em dezembro de 2022, a marca de 44 mil pessoas beneficiadas. A iniciativa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), facilita o acesso à energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável, principalmente […]