O processo para eleger o próximo papa começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano, com a abertura oficial do conclave.
Ao todo, 133 cardeais estão reunidos na Capela Sistina, onde participarão de votações secretas para definir quem assumirá o posto mais alto da Igreja Católica.
Durante o conclave, os religiosos permanecerão completamente isolados, sem qualquer tipo de comunicação com o mundo exterior. Para garantir o sigilo absoluto, bloqueadores de sinal foram instalados nas dependências do Vaticano.
A tradição do anúncio da eleição por meio da fumaça permanece: uma chaminé instalada no teto da Capela Sistina indicará o resultado das votações. A fumaça preta sinaliza que não houve consenso entre os cardeais. Já a fumaça branca será o sinal de que um novo papa foi escolhido.
A programação prevista para esta quarta-feira começa às 11h30 (horário local), com a entrada dos cardeais na Capela Sistina, seguida por juramentos e um discurso. A primeira votação deve ocorrer logo depois, com previsão de que a primeira fumaça seja vista por volta das 14h.
Na quinta-feira (8), estão previstas até quatro rodadas de votação. A primeira termina às 5h30, a segunda às 7h, a terceira às 12h30 e a última às 14h. A fumaça só será liberada se um novo papa for eleito em alguma dessas sessões. Caso contrário, uma nova rodada de votações será agendada nos dias seguintes. E mais: PGR defende abertura de ação penal contra ‘núcleo 4’ por denúncia de ‘golpe’. Clique AQUI para ver. (Foto: Vatican News; Fonte: CNN)