A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) revelou que a piora na avaliação do governo Lula da Silva (PT) em fevereiro apresentou um menor otimismo do eleitorado em relação ao desempenho econômico em 2024. Veja os gráficos ao fim da reportagem.
Realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, o levantamento indicou um aumento de 25% para 31% no número de eleitores que esperam uma deterioração na economia nos próximos 12 meses.
Aqueles que se dizem otimistas, segundo a pesquisa, ainda são maioria, representando 46% dos entrevistados, entretanto o número atual representa uma queda de 9 pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro. Este é o pior resultado registrado pela Quaest no ‘Lula III’.
A pesquisa também apontou que 38% dos entrevistados acreditam que a economia piorou nos últimos 12 meses, um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com janeiro.
No mesmo período, os que enxergam uma melhora diminuíram de 34% para 26%. A margem de erro máxima do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
A percepção negativa cresceu até entre os eleitores que declararam ter votado no petista nas eleições presidenciais de 2022. Segundo a pesquisa, 46% veem uma melhora, contra 15% de avaliações negativas. Um mês atrás, os dois grupos representavam 55% e 11% dos entrevistados, respectivamente.
Já entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último pleito, a percepção de piora da economia aumentou para 70% (ante 64% em janeiro), enquanto apenas 5% veem uma melhora (contra 8% no mês anterior).
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 brasileiros com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas face a face, com questionários estruturados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o instituto. E mais: Sâmia Bomfim (Psol) deixa ‘CCJ’ e perde relatoria de PL sobre anistia do ‘8 de Janeiro’. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Info Money)