Coordenador da comunicação do PT vira chefe de área da EBC que presta serviços ao governo

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Juan Herbert Jacob Cândido Pessôa (foto acima), coordenador nacional de comunicação do PT, foi nomeado para liderar uma área crucial da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) responsável pela comunicação governamental. A informação é do Estadão.

Com uma trajetória como empresário e consultor de marketing político, ele dirigiu os canais de comunicação do partido desde 2020 e desempenhou um papel ativo na campanha eleitoral de Lula da Silva em 2022, conforme reportagem do jornal Estadão.

A EBC desempenha um papel tanto na comunicação pública, voltada para temas culturais e educativos, quanto na comunicação governamental, encarregada de divulgar as ações do governo. A Superintendência de Serviços de Comunicação, agora sob a liderança de Pessôa, tem a responsabilidade sobre essa última.

Sob sua supervisão, estão pelo menos sete contratos, incluindo um de R$ 40,4 milhões com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) para a produção do ‘Canal Gov’, o principal veículo de comunicação do governo.

A nomeação foi formalizada em uma portaria datada de 1º de março. Pessôa assumiu o cargo anteriormente ocupado por Flávia Filipini desde maio de 2023, quando o governo estabeleceu a estrutura para distinguir as duas linhas de atuação da empresa pública. Filipini deixou o cargo em 31 de janeiro.

Em nota ao veículo, a EBC comunicou apenas que Flávia Filipini “foi convidada para trabalhar em outro órgão” e que o novo superintendente foi convidado pelo diretor-presidente da estatal, Jean Lima. A empresa não comentou sobre a influência partidária na decisão, ao ser questionada pelo jornal paulista.

Essa mudança na liderança de uma área estratégica da EBC ocorre em meio a uma queda na popularidade de Lula e à própria avaliação do petista de que isso se deve a “falhas de comunicação” da equipe de governo.

Pessôa é proprietário de uma empresa de comunicação e presta serviços ao partido e a parlamentares do PT há vários anos, de acordo com o Estadão. Recentemente, ele contribuiu para reformular a estratégia de divulgação do partido e desenvolveu ferramentas e estratégias para serem utilizadas pela militância nas eleições de 2024.

“Todos esses instrumentos foram desenvolvidos nos últimos três anos para nos prepararmos para a disputa municipal de 2024”, afirmou durante um evento com correligionários em dezembro. E mais: Ao lado de Macron, Lula diz que está a ‘mil quilômetros’ da Ucrânia e não é ‘obrigado’ a ter mesmo ‘nervosismo’ que povo francês. Clique AQUI para ver.

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