Nesta terça-feira (17), o Instagram anunciou o lançamento da “Conta de Adolescente”, um perfil com proteções automáticas e supervisão parental para usuários mais jovens. A novidade deve chegar ao Brasil e a outros países da América Latina em janeiro de 2025, segundo a Meta.
Os menores de idade serão automaticamente inseridos nesse tipo de conta, e adolescentes com menos de 16 anos precisarão da autorização dos pais para alterar algumas configurações. A Meta planeja exigir a verificação de idade e está desenvolvendo tecnologias para identificar usuários jovens, mesmo que estes tenham informado uma data de nascimento falsa, indicando ser adultos. A idade mínima para utilizar as redes sociais da empresa continua sendo 13 anos.
As contas dessa modalidade serão configuradas como privadas por padrão, e as mensagens diretas ficarão limitadas a seguidores e conexões já existentes. Além disso, marcações e menções só poderão ser feitas por seguidores aprovados.
De acordo com a Meta, os adolescentes terão menos acesso a conteúdos potencialmente prejudiciais ou inadequados, como vídeos de brigas ou que promovam cirurgias estéticas, nas abas Explorar e Reels. A plataforma também aplicará configurações mais restritivas para o chamado “filtro anti-bullying”, bloqueando palavras e expressões ofensivas de aparecerem em comentários ou solicitações de mensagens diretas (DMs).
Entre os novos recursos, a Conta de Adolescente incluirá lembretes após 60 minutos de uso diário e um “modo noturno”, ativo entre 22h e 7h, que desativará notificações e enviará respostas automáticas nas DMs durante esse período.
A Meta também revelou que os adolescentes terão acesso a uma nova função, criada especificamente para eles, permitindo a seleção de tópicos de interesse, que serão priorizados nas recomendações e na aba Explorar da rede social. E mais: Marçal e Datena se reencontram hoje (17) em debate promovido pelo UOL/RedeTV!. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: Folha de SP)