82% dos consumidores já deixaram de comprar algum item no supermercado por conta do preço

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O consumidor brasileiro vem acompanhando de perto as variações de preços dos produtos no varejo e mudando hábitos para comprar mais e pagar menos. É o que aponta o novo levantamento da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, realizado em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente.

Para 65% dos entrevistados, o preço é um fator decisivo na hora da compra. Tanto que 82% dos respondentes deixaram, no primeiro semestre de 2024, algum item no supermercado por conta do valor.

A pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizada entre junho e julho de 2024, revela que, além do preço, os consumidores consideram promoções e descontos (65,7%) e a qualidade do produto (63%) como pontos cruciais no momento da compra. Os dados mostram que 83% dos entrevistados acompanham promoções de itens específicos que querem adquirir e 84% levam mais produtos quando notam que o preço está baixo nas prateleiras.

O estudo da Neogrid/Opinion Box também apresenta quais itens se tornaram mais escassos nos carrinhos dos consumidores nos primeiros seis meses do ano.

O azeite lidera essa lista, com 54,8% dos respondentes dizendo ter reduzido o consumo. De acordo com a Horus, solução da Neogrid especializada na leitura e análise de notas fiscais com agilidade e eficácia, o preço médio por unidade do produto subiu 19,8% em julho na comparação com o início do ano. Na sequência, aparecem as carnes (41,3%) e legumes, verduras e frutas (24,4%). Cerca de 80% dos brasileiros ouvidos não consideram justos os preços que pagam hoje nas compras.

“Estamos verificando um interesse crescente dos consumidores brasileiros por preços mais em conta e promoções. Esse comportamento acaba estimulando a procura por ofertas mais vantajosas, além de comparações entre redes de supermercados e marcas concorrentes”, explica Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid.

“Uma das possíveis razões para esse contexto é a perceptível diminuição do poder de compra dos brasileiros e as recentes elevações de preços de categorias que costumam estar presentes nos carrinhos dos consumidores.”

Dados examinados pela Horus indicam que houve retração do consumo nos lares brasileiros de janeiro a junho de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, com uma redução de 7,3% no gasto médio por compra. A média de itens levados pelos consumidores caiu 7,5%, considerando a cesta de alto giro (FMCG) monitorada pela empresa.

Crescimento dos atacados e atacarejos
O estudo elaborado por Neogrid e Opinion Box constata que 62% dos entrevistados fizeram, em busca de preços mais justos, visitas mais frequentes a atacados e atacarejos nos últimos doze meses. Quando questionados sobre as justificativas, produtos mais baratos (82,8%), de maior qualidade (56,9%) e mais variedade (73,1%) foram as mais citadas em referência a essas modalidades.

Varejo físico e online
Apesar da ampliação na regularidade de visitas a atacados, os supermercados tradicionais se mantêm como a principal opção de varejo físico do consumidor para realizar compras (34,4%). Logo depois, aparecem, em segundo lugar, os atacarejos (30,1%), seguidos de hipermercados e grandes redes (24,3%). Apenas 10,7% responderam frequentar mercados de bairro.

O perfil de pessoas que fazem compras físicas ou online se mostrou equilibrado, com pouco mais de 50% dos respondentes preferindo efetuar todas as compras presencialmente, enquanto cerca de 35% por realizar parte delas digitalmente. A pesquisa também perguntou qual a importância da experiência de compra em loja física, com 40% dos entrevistados considerando um ponto decisivo.

Quanto à assiduidade, 56% dos consumidores revelaram fazer compras online pelo menos uma vez no mês, apontando os preços mais baixos, as promoções exclusivas e a comodidade como os principais fatores para essa tomada de decisão.

Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre junho e julho de 2024, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa. E mais: Delegados da PF movem ações contra Eduardo Bolsonaro e Marcos do Val. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: assessoria de comunicação)

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